Prazo para fazer primeiro Título de Eleitor termina em 9 de maio

O prazo para fazer o primeiro Título de Eleitor termina no dia 9 de maio. Também será o último dia para quem precisa alterar dados no cadastro eleitoral ou fazer a transferência domiciliar. O documento é obrigatório para quem tem mais de 18 anos, e quem não comparecer ao Fórum Eleitoral até lá não poderá votar nas eleições deste ano.
Moradores de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara que não fizeram o cadastro biométrico até 11 de agosto do ano passado tiveram o Título de Eleitor cancelado. Por isso, precisam fazer a regularização do documento – o prazo termina no dia 9 de maio.
De acordo com o chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Cristiano Tomaz de Aquino, são aproximadamente 4.500 títulos de eleitores cancelados nos quatro municípios que compõem a comarca, considerando o histórico de crescimento do número de eleitores.
Todas essas pessoas precisam ir ao Fórum Eleitoral de Paranavaí, portando documento oficial com foto e comprovante de endereço residencial. Se estiver no nome de outra pessoa, basta apresentar qualquer documento que certifique o vínculo com o município, seja residencial, patrimonial ou profissional.
Outra situação destacada por Aquino é a de quem precisa tirar a segunda via do Título de Eleitor. Segundo ele, o prazo legal para que se dirijam ao Fórum Eleitoral termina 30 dias antes do dia de votação.
Atualmente, Amaporã totaliza 3.774 eleitores. Nova Aliança do Ivaí tem 1.307 moradores aptos para participar das próximas eleições. Em Paranavaí, o número de pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral é 58.913. Em Tamboara, 3.887. Juntos, os quatro municípios somam 67.881 eleitores.
SERVIÇO – O Fórum Eleitoral de Paranavaí fica na Avenida Heitor de Alencar Furtado, 3.300, Jardim São Jorge. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Não é necessário fazer agendamento.