Descentralização do governo e ampliação dos investimentos, diz Cida Borghetti
A governadora do Paraná, Cida Borghetti, esteve ontem em Paranavaí. Na ocasião, assinou uma série de convênios e autorizações para a liberação de recursos destinados a diferentes municípios de todo o Noroeste.
Ela afirmou que tem percorrido todo o estado para atender as demandas apresentadas por prefeitos. Assim, disse, consegue conhecer as necessidades de cada comunidade e age no sentido de “descentralizar o governo”.
A governadora explicou que está dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo antecessor, Beto Richa, que se descompatibilizou do cargo para concorrer a uma cadeira no Senado Federal nas próximas eleições.
Cida elogiou a gestão de Richa e garantiu que tem a oportunidade de inovar na maneira de governar, graças ao equilíbrio financeiro deixado por ele. Há 15 dias à frente do governo, ela assegurou: “Nossa responsabilidade é cuidar das pessoas”.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, informou que a expectativa é que haja assinaturas de convênios e autorizações para a liberação de verbas semanalmente. “Os recursos estão preparados para o repasse”.
Segundo ele, caberá aos prefeitos cobrarem dos deputados estaduais que façam o intermédio entre município e estado. “Eles serão os aceleradores”, disse Barros.
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli destacou que os recursos foram conquistados graças a muito trabalho tanto dos prefeitos quanto do Governo do Estado. Ele também ressaltou o fato de Cida Borghetti dar continuidade às ações de Beto Richa.
A deputada estadual Maria Victoria elogiou a equipe de secretários formada pela governadora. Disse que sente grande alegria por ver uma mulher à frente do Governo do Estado e por saber que ela “está fazendo a diferença para o Paraná”.
Na avaliação do deputado estadual Tião Medeiros, Cida dá continuidade às realizações do governador anterior de maneira eficiente. “O que tinha de melhor no governo de Beto Richa, ela está aprimorando”.
O parlamentar de Paranavaí também falou sobre a importância das obras que serão executadas a partir da liberação dos recursos anunciados ontem.
O deputado federal Alex Canziani elogiou a postura de Cida Borghetti. “Não mede esforços para transformar os sonhos dos paranaenses em realidade”. A opinião dele é que ela está atuando no sentido de garantir qualidade de vida aos cidadãos. “É uma governadora inspirada e inspiradora”.
Prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Caíque) assumiu que havia certo receio por parte dos chefes do Poder Executivo em diferentes municípios, quanto à continuidade de projetos e obras em andamento. Por isso, fez questão de dizer que está satisfeito. “15 dias depois [de Cida Borghetti assumir o Governo do Estado], já estamos recebendo investimentos”.
Foram contemplados com recursos os seguintes municípios do Noroeste do Paraná: Paranavaí, Tamboara, Jardim Olinda, Querência do Norte, Santa Mônica, Guairaçá, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, Nova Londrina, São Manoel do Paraná, Planaltina do Paraná e Paranacity.
Os investimentos incluem recuperação asfáltica, aquisição de equipamentos rodoviários e de veículos, construção de capela mortuária e iluminação pública.
Em Paranavaí, por exemplo, serão aplicados aproximadamente R$ 8 milhões. Parte será destinada para a construção de ciclovia, rampas de acesso e melhoria na Avenida Euclides da Cunha, na região dos três novos conjuntos habitacionais.
As mudanças, destacou Cida Borghetti, beneficiarão 4.000 pessoas que moram naquela parte da cidade. “Vamos levar qualidade de vida, porque os moradores terão mais segurança no trânsito”. Além disso, as obras garantirão que os três conjuntos não fiquem isolados do restante de Paranavaí.
AMUNPAR – Após a saída da governadora, prefeitos da região da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) se reuniram ao secretário de Desenvolvimento Urbano. O encontro teve a participação de Tião Medeiros e de Osmar Serraglio.
Silvio Barros reiterou o discurso sobre a manutenção de convênios e obras iniciadas durante a gestão de Beto Richa. Mas alertou sobre os prazos, por causa do período pré-eleitoral, quando há restrições legais para o início de investimentos. Depois, fez esclarecimentos técnicos e tirou dúvidas dos prefeitos que estavam na reunião de trabalho.
Depois de falar sobre os prazos para entrega de projetos e para início de obras, o deputado Tião Medeiros informou que o modelo de aquisição de equipamentos para os municípios passou por mudanças. Agora, disse, o Governo do Estado faz o registro de preços e cada município faz a aquisição de acordo com as necessidades.
Para que isso aconteça, enfatizou o parlamentar, é imprescindível que a Administração Municipal apresente a certidão negativa e esteja com todas as contas em dia. “Estando tudo certo, vamos honrar nossos compromissos”, garantiu Medeiros.