OAB de Paranavaí lança campanha de incentivo à emissão do Título de Eleitor
Aproximadamente 7.300 pessoas com idades entre 16 e 18 anos ainda não fizeram o Título de Eleitor em Paranavaí. Parte dessa população está cursando o Ensino Médio e é o público-alvo da campanha “Eu voto”, lançada ontem pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O objetivo é estimular os jovens a exercerem a cidadania a partir do voto. Para isso, precisam se dirigir ao Cartório Eleitoral e fazer o documento. O trabalho será desenvolvido por voluntários que visitaram escolas de Paranavaí e de municípios da região.
O prazo para a emissão de novos títulos de eleitor termina no dia 9 de maio. Significa que há poucos dias para desenvolver a campanha, portanto, na segunda-feira (23), representantes da OAB se reunirão a diretores de escolas estaduais para definir o cronograma de visitações.
De acordo com o presidente da Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, o futuro do país está nas mãos dos eleitores, ou seja, quanto maior for a participação popular nos processos eleitorais, maiores serão as chances de mudanças em relação ao atual cenário político.
Vice-presidente da Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná (Advog), Edilson Avelar lembrou que uma campanha semelhante foi realizada em 2013, com resultados positivos. A expectativa é repetir o sucesso da iniciativa anterior.
O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, Pedro Baraldi, afirmou que as escolas estaduais do Noroeste do Paraná estão de portas abertas para receber os profissionais envolvidos na campanha “Eu voto”. “Ações como esta são importantes para estimular a cidadania”, destacou.
Durante a reunião de ontem, quando a campanha foi lançada, professores a advogados se comprometeram a buscar alternativas para proporcionar aos estudantes maneiras de se deslocarem até o Cartório Eleitoral. Assim, poderão fazer o Título de Eleitor.
Além da Subseção de Paranavaí, estão envolvidas na campanha as representações da OAB de Loanda, Nova Esperança e Nova Londrina. Também são parceiros: NREs de Paranavaí e de Loanda, Advog, Faculdade Fatecie e Sociedade Civil Organizada.