Qualificação profissional garante colocação no mercado de trabalho
O aprimoramento profissional garante oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. A avaliação foi feita pelo gerente do complexo Sesi/Senai de Paranavaí, Jolcir Eliseu Brum Oliveira. Segundo ele, os cursos técnicos oferecidos para a comunidade garantem índice de até 86% de empregabilidade.
O mesmo vale para os cursos de capacitação e qualificação, que além dos postos de trabalho em indústrias, garantem aos egressos a chance de atuar de maneira autônoma. Soma-se a essa realidade a participação de pessoas que já estão inseridas no setor e buscam ampliar os conhecimentos técnicos.
Em visita ao Diário do Noroeste, ontem, Oliveira afirmou que a exigência dos empregadores é cada vez maior em relação à formação dos funcionários. Ao mesmo tempo, é necessário que haja maior valorização salarial desses profissionais, o que incentivaria a busca por novos cursos.
O gerente do Sesi/Senai destacou que a unidade de Paranavaí está abrindo turmas em diferentes áreas de atuação, por exemplo, a de alimentos. Uma das novidades é o curso de panificação, que será desenvolvido em Paranavaí a partir do projeto “O Senai onde você está”, que dispõe de uma escola móvel.
Outros municípios da região já foram contemplados com a unidade itinerante, como é o caso de Loanda e Paranacity. Terra Rica também receberá o caminhão equipado para oferecer cursos à comunidade. A expectativa é alcançar o maior número possível de cidades do Noroeste do Paraná.
COLÉGIO SESI – A coordenadora de Educação Integrada do Sesi/Senai, Maria Carolina Fortes, também esteve no DN na tarde de ontem. Ela falou sobre a metodologia diferenciada de ensino e destacou que o perfil dos alunos que concluem os estudos “não é só bom do ponto de vista técnico, mas também social”.
Com um formato que foge ao modelo tradicional das escolas, o Colégio Sesi estimula as atividades em equipe e promove interação entre as diferentes disciplinas através das oficinas. Assim, os estudantes desenvolvem características de liderança, senso crítico e cidadania.
Os resultados são percebidos, por exemplo, nos altos índices de aprovação em processos seletivos para cursos de graduação. As avaliações feitas por empresários que contratam pessoas que passaram pelo Colégio Sesi também são positivas, segundo Maria Carolina.
TORNEIO DE ROBÓTICA – Recentemente, a equipe do Colégio Sesi de Loanda participou do Torneio de Robótica e foi classificada para a fase nacional. Os alunos desenvolveram um filtro para dessalinizar a água e retirar a contaminação dos lençóis freáticos. “Foi mais uma intervenção positiva para toda a comunidade”, avaliou a coordenadora de Educação Integrada.
Perfil dos alunos que
concluem os estudos
“não é só bom do
ponto de vista técnico,
mas também social”, diz
coordenadora Maria
Carolina Fortes