Câmara de Paraíso do Norte homenageia professora Eunice: 45 anos de magistério
A Câmara Municipal de Paraíso do Norte entregou, na sessão da última segunda-feira, Moção de Aplauso à professora Maria Eunice de Souza Maciel, pela sua dedicação ao magistério. Ela começou suas atividades profissionais em 1973.
A Moção foi proposta e aprovada em 2014, mas ainda não havia sido entregue. O atual presidente da Casa, Clayton Sanitá, aproveitando que a homenageada está completando 45 anos de magistério decidiu fazer a entrega da honraria.
A sessão foi prestigiada por familiares e amigos da homenageada. E os vereadores presentes, a maioria ex-alunos dela, falaram com carinho da professora Eunice, lembrando sua dedicação e a seriedade com que exerce o magistério.
Por sua vez, Eunice falou de sua trajetória e disse que teve que transpor dois grandes desafios para vencer na vida: o fato de ser negra e pobre. “Quando se bate numa porta, abre-se uma fresta. Quando se vê que do outro lado está uma pobre e negra, dificilmente esta porta se abre”, narrou ela.
A professora agradeceu muito o apoio de seus familiares, especialmente de seus pais e do marido, pessoas que, sempre estiveram ao seu lado e a apoiaram.
A professora Eunice iniciou suas atividades educacionais em 1º de abril de 1973 na escola Estadual Leôncio de Oliveira Cunha, nas mediações da “Curva do Jeep”. Em 1976 foi para a Escola Isolada Estadual, ex-Porto Paraíso nas imediações do Rio Ivaí (Cerâmica Primos).
Em 1979, a convite do então prefeito Germano Sordi, passou a coordenar o Programa Municipal de Alimentação Escolar, cargo que ocupou por 20 anos. Paralelo a esta coordenação, lecionava no Colégio Estadual, ministrando aulas nos cursos de Contabilidade e Magistério. Ela ainda formou-se em Direito, mas nunca exerceu a profissão.