Projeto do Rotary e Sicredi garante aulas de costura a 15 mulheres

Integrantes da Associação das Senhoras de Rotarianos, do Rotary Club Arenito, e representantes do Sicredi União PR/SP lançaram, na tarde de ontem em Paranavaí o programa “Vestindo Minha Família”. O projeto ofertará aulas de costuras gratuitamente para 15 mulheres.
Durante seis meses, as alunas receberão aulas de corte e costura. Além disso, serão orientadas sobre educação financeira e sobre os benefícios do cooperativismo. Elas também receberão noções sobre empreendedorismo e moda.
No final do curso, quem se interessar terá acesso a uma linha de microcrédito. Esse recurso poderá ser usado por mulheres que decidirem investir no próprio negócio e servirá para comprar os equipamentos necessários.
PARCERIA – O gerente regional de desenvolvimento do Sicredi, Sérgio Gentilan, destacou a parceria da cooperativa de crédito com o Rotary Club e com a Associação das Senhoras de Rotarianos.
“Temos uma grande expectativa nessa parceria. Gostamos desse projeto criado em Paranavaí e pensamos em estender para cidades onde ajudamos as comunidades”. Ele explicou que atualmente o Sicredi participa de 19 projetos em cidades da região.
De acordo com o gerente da agência de Paranavaí, Adriano Ribeiro, as alunas estão no caminho certo ao procurar preparo profissional. “Além de costurar para sua família, elas estarão aptas para entrar no mercado de trabalho, já que receberão treinamento profissional”, destacou o gerente.
O CURSO – A turma já foi montada e conta com 15 alunas. Elas assistem às aulas que acontecem na Casa da Amizade, das 13h30 às 17h30, três vezes por semana (terça, quarta e quinta-feira).
O curso tem duração de seis meses e o objetivo é que as mulheres aprendam a costurar para a própria família. “Temos casos de alunas que começaram costurando para a família e acabaram encontrando uma profissão”, comentou a representante do Rotary Club Arenito, Laurita Ribeiro.
A rotariana disse que o projeto piloto iniciou em 2002 e formava três turmas por ano. Há dois anos um recurso vindo do exterior “turbinou” o projeto com a compra de novos equipamentos. Com a parceria do Sicredi, a expectativa é que mais mulheres sejam atendidas pela entidade.
Estão abertas as inscrições para montar uma turma para o período da noite. Inicialmente as aulas acontecerão às terças e quintas-feiras das 19h às 22h30. As interessadas devem fazer a pré-inscrição na sede do Rotary localizada na Rua Pernambuco, 1.595.