Governo do Paraná investe mais de R$ 2,5 mi em reformas de escolas
O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Valdir Rossoni, esteve ontem em Paranavaí. Assinou ordens de serviço para obras de reformas em 10 escolas da região Noroeste, investimentos que ultrapassam R$ 2,5 milhões.
Na ocasião, Rossoni citou outras conquistas que as escolas estaduais do Paraná tiveram nos últimos anos. Além do programa Reparo Rápido, que garantiu os recursos para a recuperação dos estabelecimentos de ensino, destacou o Escola 1000 e o Escola Conectada.
O chefe da Casa Civil também falou sobre as mudanças no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Segundo ele, o formato diferenciado de gestão garantiu ao Governo do Estado a possibilidade de investir no setor. “Estamos criando uma nova realidade na Educação do Paraná”.
Na região Noroeste, o Reparo Rápido contemplou quatro escolas de Paranavaí, duas de Alto Paraná, duas de Cruzeiro do Sul, uma de Nova Esperança e uma de Santo Antônio do Caiuá. Até o final de abril, todas as obras já deverão ter iniciado, conforme prazos estabelecidos pela empresa responsável pelos trabalhos.
ESCOLA CONECTADA – De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, Pedro Baraldi, a primeira etapa do programa Escola Conectada incluiu 27 estabelecimentos de ensino, sendo que os equipamentos serão entregues até o final deste mês. Outras 11 escolas serão contempladas na segunda fase.
O objetivo é repassar equipamentos eletrônicos, computadores e notebooks e instalar redes de internet que permitam o acesso rápido e seguro por parte da equipe pedagógica e dos alunos.
DESAFIOS VENCIDOS – O deputado estadual Tião Medeiros participou do evento que marcou a assinatura das ordens de serviço para as reformas das 10 escolas da região.
Durante o pronunciamento, afirmou que os desafios para melhorar o sistema de educação são muitos. Ao mesmo tempo, os recursos são finitos. Mesmo assim, disse, “estamos fazendo trabalho sério e colhendo os frutos”.
AUTORIDADES PRESENTES – A solenidade na sede do NRE de Paranavaí foi prestigiada por diretores, professores, auxiliares, representantes de associações e de grêmios estudantis e servidores que atuam na Educação. Vieram de diferentes municípios da região.
Também estiveram presentes os prefeitos de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, de Nova Esperança, Moacir Olivatti, e de Santo Antônio do Caiuá, Osmar Stachovski, além do diretor do Fundepar, Nereu da Silveira, e vereadores.