Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias será implantado em Porto Rico
Durante a última segunda-feira (26), o prefeito Evaristo Ghizoni Volpato recebeu a notícia que o município de Porto Rico foi inserido no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias do Estado do Paraná. Essa conquista, é proveniente da participação do prefeito na reunião da SEAB em Paranavaí, a qual contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e teve como objetivo o lançamento dos novos programas de incentivo aos agricultores e produtores rurais da nossa região.
Na ocasião, o prefeito aproveitou para impetrar o pedido de inclusão do município de Porto Rico no Programa Estadual de Gestão de Solo e Água em Microbacias, uma vez que a cidade passa por problemas pontuais nas áreas degradadas dos seus remanescentes e leitos dos córregos.
O Programa buscará dentre as ações prioritárias, realizar os diagnósticos claros da situação ambiental e produtiva e, com mobilização da população, buscar organizá-la para resolver problemas e garantir oportunidades de desenvolvimento tornando o espaço rural ideal para a aplicação de programas de governo nas mais diversas áreas.
Neste sentido, o Governo do Estado do Paraná negociou um empréstimo com o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) financiando o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, com o objetivo de tornar o acesso a oportunidades de desenvolvimento econômico e humano mais justo e ambientalmente sustentável, através da modernização da gestão do setor público e do atendimento às comunidades do setor rural.
De acordo com o prefeito Evaristo, “esse programa é uma grande oportunidade de Porto Rico minimizar os impactos que extrapolam a questão ambiental, causando prejuízos para a própria economia da cidade, trazendo diminuição da produtividade, o aumento em custos na área da Saúde e com gastos em recuperação de estradas e moradias, como também, maiores custos para tratamento de água, entre outros”, ressaltou.
Contudo, grande parte dos problemas pode ser resolvida através de um planejamento criterioso do uso da terra em microbacias, realizado de forma participativa com a sociedade, com a elaboração de planos de ação e de sua posterior implementação com o apoio técnico e financeiro do Estado.
Dessa forma, o pedido já foi aceito pelo Governo do Estado do Paraná e Porto Rico já iniciou os trabalhos de diagnósticos, sendo que em breve estará apta para o recebimento dos recursos do programa.