Padre Silvio diz que Regional não fará documento sobre a assembleia

O administrador diocesano, padre Silvio Cesar Pereira, falou ao Diário do Noroeste ontem sobre a assembleia anual do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concluída na terça-feira em Paranavaí. Foram três dias de debates sobre temas relevantes para os católicos e toda a sociedade brasileira.
O religioso informou que tudo transcorreu como o previsto e que os arcebispos, bispos e administradores diocesanos que estiveram em Paranavaí deixaram a cidade muito contentes e elogiando a acolhida.
Sobre as reuniões, informa que como de costume, não será emitido um documento com o conteúdo abordado.
No dia anterior, o presidente da Regional Sul 2, arcebispo de cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, já havia antecipado que uma carta específica só é emitida nas assembleias em ocasiões muito particulares, quando há necessidade de posicionamento da Igreja sobre uma situação específica.   
No entanto, o documento com as conclusões da assembleia ainda será lançado e colocado para a assembleia anual da CNBB, em Aparecida – SP. Sem contar que alguns temas passarão por desdobramentos no Estado.
É o caso do ensino religioso confessional nas escolas, previsto em decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em setembro do ano passado.
Dom Mauro comentou que a Igreja deverá consultar professores católicos para depois assumir uma posição sobre a aplicabilidade nas escolas.   
A assembleia acontece sempre no mês de março e serve para um balanço das atividades do ano anterior, o encaminhamento de soluções de pendências, bem como as ações a serem desenvolvidas nas várias frentes da atuação católica.
Paranavaí foi escolhida pela segunda vez na história porque neste ano a diocese comemora 50 anos. A primeira vez que a cidade recebeu o evento católico foi há 20 anos, em março de 1997.