G-8 apoia e entra na luta por reivindicações e novas conquistas

O G-8, grupo que reúne as principais entidades de fomento econômico do município de Paranavaí, decidiu em reunião, ontem, apoiar alguns movimentos que estão em desenvolvimento na cidade, reforçar reivindicações e entrar em algumas lutas por novas conquistas. A reunião serviu também para esclarecer dúvidas levantadas pela formação do grupo.
A reunião foi aberta por Maurício Gehlen, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). Ele informou que entidades como a Subseção da OAB e o Escritório do Sebrae reivindicaram participação no grupo. 
Disse que as entidades não haviam sido convidadas pois o G-8 é um grupo formado por entidades civis com foco no desenvolvimento econômico, mas, com a aprovação dos presentes, serão convidadas a integrar o G-8. 
Sobre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico não participar, informou que, durante recente audiência, aproveitou e explicou ao prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes sobre a situação. “Seremos parceiros, mas muitas vezes teremos que levar a reivindicação à prefeitura e seria constrangedor estas situações, com representantes do poder público municipal aqui”, disse Gehlen.
Na sequência, o grupo aprovou o encaminhamento de ofício ao governador Beto Richa, manifestando apoio ao seu trabalho e solicitando que os recentes fatos ocorridos envolvendo o DER não prejudiquem o andamento das ações que vinham sendo desenvolvidas em favor da duplicação da BR-376 até Taquarussu, no Mato Grosso do Sul. 
Também ao governador será endereçado ofício apoiando a criação do Curso de Direito no campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná.
Os representantes das entidades também concordaram em encaminhar documento à Reitoria da Unipar (Universidade Paranaense), em Umuarama, reforçando o pleito de que a instituição aprofunde os estudos no sentido de promover a ampliação de vagas do Curso de Medicina, abrindo uma turma no campus de Paranavaí.
Participaram do encontro desta terça-feira, além do presidente e técnicos, o vice-presidente da ACIAP para assuntos de desenvolvimento econômico, Antonio da Cruz; Devanir Zanatta (Sindicatos dos Contabilistas de Paranavaí); Ivo Pierin Júnior (Sindicato Rural e ADR); Demerval Silvestre (Sociedade Civil Organizada); e José Donizete Marques (Associação das Microempresas de Paranavaí).
A próxima reunião do grupo vai acontecer no dia 27 de março, às 14h, no Sindicato Rural de Paranavaí.