Barracões do antigo IBC abrigarão estruturas da Administração Municipal
Os barracões do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Paranavaí, abrigarão diferentes estruturas da Administração Municipal. Foi o que informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues. A intenção é ocupar o espaço com repartições que hoje funcionam em prédios alugados.
Mas ainda há um longo caminho para ser percorrido até que as mudanças ocorram. A primeira etapa é a conclusão do projeto de readequação dos barracões. É necessário considerar a recuperação das paredes, dos telhados e da rede elétrica, só para citar alguns aspectos.
Assim que o projeto estiver pronto, o próximo passo será a assinatura do contrato que garantirá a transferência de propriedade do imóvel para a Administração Municipal. Atualmente, o espaço pertence ao Governo Federal. Vencida essa fase, serão 800 dias para executar as reformas previstas.
O valor máximo do investimento ainda não foi estipulado, já que o projeto de revitalização está em andamento. Mas a intenção é que parte dos investimentos resulte da venda do imóvel onde funciona a Secretaria de Infraestrutura, cuja estrutura será transferida para os barracões.
Rodrigues apontou algumas vantagens que a mudança proporcionará. A primeira é a economia para os cofres municipais com aluguéis. O dinheiro poderá ser investido em ações voltadas para os moradores, conforme cada secretaria indicar.
Outro ponto positivo seria o desenvolvimento econômico daquela região da cidade. O secretário estimou que aproximadamente 100 servidores públicos trabalharão no local, o que estimulará a abertura de empresas, por exemplo, padarias e lanchonetes.
OS TRÂMITES – Até 2015, a Prefeitura de Paranavaí pagava aluguel de R$ 12 mil por mês. Em março daquele ano, o contrato com o Governo Federal foi cancelado, não sendo mais necessário fazer os pagamentos mensais.
À época, foi solicitada a doação definitiva do imóvel. Isso só seria possível se o espaço fosse utilizado exclusivamente pela Administração Municipal, e não para abrigar empresas, como se pretendia fazer.
Tanto havia interesse, que alguns processos de licitação foram abertos com o objetivo de definir quais empresas poderiam ser instaladas nos barracões. Todas foram desertas, ou seja, não houve participantes. A explicação estaria no fato de que os próprios empresários precisariam reformar o espaço a ser ocupado.
Sem sucesso na escolha dos empreendimentos, a Administração Municipal aceitou a condição de ocupar os barracões. Foi, então, que o Governo Federal autorizou a cessão do imóvel.
Enquanto o contrato não é assinado, a responsabilidade continua sendo da União. Mesmo assim, por motivos de segurança, a Prefeitura de Paranavaí executa serviços básicos de manutenção, como a roçada.