Hemonúcleo precisa de doadores de sangue
A combinação de fatores é perigosa: festas, grandes públicos, bebidas alcoólicas, viagens… Essas são apenas algumas situações que podem terminar em incidentes violentos e com vítimas que eventualmente precisam de reposição sanguínea.
Com a proximidade do Carnaval, época em que é comum associar dois ou mais itens da lista de risco, a preocupação é com o estoque de bolsas de sangue no Hemonúcleo Regional de Paranavaí. Por isso, o pedido é para que os voluntários compareçam e façam a doação.
A responsável técnica Maria Luiza Dias Fraga Peron apontou outro problema que pode comprometer a quantidade de coletas diárias. É que serão cinco dias sem atendimentos, desde sábado (10) até quarta-feira (14). O expediente voltará ao normal na quinta-feira (15).
E se as doações desta semana serão decisivas para manter o Hemonúcleo de Paranavaí abastecido, a estudante Ana Helena Alves, de 16 anos, não teve dúvidas e se tornou voluntária: “É uma decisão importante e que vai salvar vidas”.
Foi a primeira vez que Ana Helena doou sangue. Disse que sentiu uma leve dor provocada pela agulha, mas ponderou: “Dói um pouco, mas pensei nas pessoas que sofrem muito mais e que precisam de sangue”. Ela garantiu que as doações se tornarão habituais.
TIPOS SANGUÍNEOS – Maria Luiza Dias Fraga Peron explicou que as tipagens mais comuns são O positivo e A positivo. Por outro lado, os voluntários com tipo sanguíneo AB e B são mais raros. Ela informou, também, que o O negativo é chamado de doador universal, já que pode ser recebido por todas as pessoas.
De qualquer forma, todos os hemocomponentes são importantes. Só para ter uma ideia, são utilizadas de 300 a 400 bolsas de sangue por mês. A maioria é distribuída entre os hospitais do Noroeste do Paraná, mas o Hemonúcleo de Paranavaí também envia material para Curitiba e Apucarana.
De acordo com a responsável técnica, o sangue coletado é dividido em diferentes partes. O plasma tem validade de um ano. A bolsa de sangue pode ficar armazenada por até 42 dias. Já o concentrado de plaquetas não pode passar de cinco dias.
QUEM PODE DOAR? – Para ser um doador voluntário é preciso pesar mais de 55 quilos e estar em boas condições de saúde. A pessoa não pode ser usuária de drogas, nem manter relações sexuais com diferentes parceiros. Gestantes e mulheres que estão amamentando também não podem doar.
Quem tem 16 a 17 anos de idade precisa ir acompanhado por pai, mãe ou responsável legal. A idade máxima para ser doador é 67 anos. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, sendo possível fazer até quatro doações em 12 meses. Mulheres, a cada 90 dias, podendo doar até três vezes no período de 12 meses.
Também ficam impedidos de doar sangue aqueles que consumiram bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a coleta; que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; e que passaram por alguma situação em que houve risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
SERVIÇO – O Hemonúcleo de Paranavaí localiza-se na Rua Rio Grande do Sul, número 2.390, em frente à Santa Casa. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13 horas às 14h30. Vale destacar que a apresentação do RG é obrigatória.