Feira de adoção garantiu lares permanentes para 46 animais

Voluntários do Grupo de Apoio à Posse Responsável de Animais (Apra) de Paranavaí se reuniram no último sábado para a realização de mais uma feira de adoção. Dos 53 cachorros e gatos disponibilizados para o evento, 46 foram levados para lares permanentes.
Ao longo do dia, a comunidade contribuiu com a doação de sacos de ração, totalizando 300 quilos. Esses alimentos serão distribuídos para as pessoas que oferecem abrigo temporário para animais encontrados nas ruas e recolhidos pelos participantes do Grupo Apra.
De acordo com a voluntária Taisa Mayer Garrido, a adoção desses animais é importante porque possibilita que outros cachorros e gatos abandonados sejam acolhidos pelas famílias que oferecem lares temporários. 
Ela explicou que os adotantes têm obrigações para com os animais. Ao levar o cachorro ou o gato para casa, assume o compromisso de sempre manter o animal devidamente alimentado, dar água e não deixar acorrentado, por exemplo. Também é preciso fazer a vacinação correta e castrar.
Para garantir que os animais recebam todos esses cuidados, a equipe de voluntários acompanha constantemente as famílias adotantes, ligando e fazendo visitas. Vale destacar que, ao adotar, a pessoa assina um termo de responsabilidade.
Quem vai até a feira de adoção organizada pelo Grupo Apra e leva um animal para casa tem direito a descontos na castração e na vacinação dos bichinhos. 
Normalmente, as feiras são realizadas a cada dois meses. A próxima edição está prevista para abril. Os voluntários também promovem outras ações beneficentes que têm como objetivo arrecadar recursos para custear a castração dos animais recolhidos das ruas de Paranavaí.
Uma das ações programadas pelo Grupo Apra é o show de prêmios – que deverá ser realizado em abril. Outra promoção da equipe de voluntários é o bazar de roupas, calçados e acessórios: itens doados pela comunidade e vendidos a preços acessíveis. Ainda não há confirmação de data para o primeiro bazar beneficente deste ano.
(f/410)
(f/411)
Adotantes são cadastrados e se comprometem a cuidar devidamente dos animais
Foto: Arquivo DN/Fabiano Vaz Fracarolli