Prefeitos de Maringá e Taquarussu falam da duplicação até o Mato Grosso do Sul
Os prefeitos de Maringá – Paraná, Ulisses Maia, e de Taguarussu – Mato Grosso do Sul, Roberto Tavares de Almeida, manifestaram apoio ao projeto de duplicação da BR-376 de Paranavaí até o Mato Grosso do Sul. Eles participaram de reunião em Maringá com dezenas de lideranças dos dois estados, incluindo a caravana da região de Paranavaí, onde o movimento pró-duplicação ganhou forma. Falaram da importância do empreendimento para a economia da região e do Brasil.
O maringaense Ulisses Maia lembrou que a cidade tem interesse por vários fatores. Um deles é que o investimento vai facilitar o transporte da produção de grãos. A cidade tem o porto seco e pode incrementar os seus negócios, a partir dessa futura realidade.
Por outro lado, a BR-376 se tornou importante via de deslocamento de maringaenses e pessoas de diversas cidades até Porto Rico, um dos principais pontos turísticos do interior. Em entrevista ao Diário do Noroeste (via telefone), Maia lembrou que muitos marimgaenses têm o destino como rota de lazer, aproveitando as belezas dos Rios Paraná e Paranapanema.
Ao manifestar apoio ao projeto, o prefeito Ulisses Maia também opinou que o investimento é possível. Cita Maringá como exemplo, onde obras de grande porte foram viabilizadas. Caso do Contorno Norte. Por fim, opina que a união de lideranças fortalece o movimento pró-duplicação.
O prefeito de Taquarussu, Roberto Tavares de Almeida, igualmente falou da importância das lideranças para viabilizar o projeto da chamada Rodovia do Agronegócio. Em entrevista ao Diário do Noroeste, confirmou o interesse das autoridades sul-mato-grossenses. Avalia que o trabalho está no caminho certo.
INFORMAÇÕES – A reunião em Maringá na quinta-feira teve explanação sobre viabilidades econômica e social pelo professor Adalberto Dias de Souza, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ele cita a redução do tempo de viagem, dos custos de manutenção de veículos e combustíveis, bem como o incremento do turismo nas cidades.
Pela proposta, a duplicação (atualmente apenas até Paranavaí), segue até Taquarussu, no Mato Grosso do Sul. São 88 quilômetros e investimento de cerca de R$ 1 bilhão.
O coordenador da Sociedade Civil Organizada de Paranavaí, Demerval Silvestre, considerou positivo o encontro entre as lideranças. Entende que o movimento ganha corpo a cada dia, o que torna mais viável a concretização do projeto. Já conta com respaldo político e de lideranças do agronegócio e outros segmentos econômicos.
Neste ano serão feitos os projetos de viabilidade econômica, social e ambiental, custeados pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O projeto é requisito para que em 2019 as lideranças possam pleitear a inserção nos lotes de concorrência pública para concessionárias, modelo de parceria público-privada (PPP), com implantação e pedágio.
A proposta está atualmente no Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Já foi apresentada a várias autoridades nacionais, contando com apoio manifestado pela maioria da bancada paranaense.