Atlético Paranavaí faz jogo-treino no WW
Segue em ritmo veloz a preparação do elenco do Atlético Clube Paranavaí para a estreia no Campeonato Paranaense de Futebol da 2ª Divisão. Como parte desse processo, hoje tem jogo-treino, no Estádio Waldemiro Wagner, contra a Seleção Regional Amadora da Liga de Paranavaí.
O jogo-treino está programado para 16h30 e será uma oportunidade para o técnico Fernando Alcântara começar a desenhar a "espinha dorsal" e testar a equipe para estrear no domingo de Carnaval (11 de fevereiro), em casa, contra o Batel.
O paulista de 49 anos, José Fernando Fregnane Gonçalves, atleta olímpico (saltos ornamentais) em 1984, é o preparador físico do Atlético Clube Paranavaí para esta temporada.
Gonçalves avaliou: “A preparação no futebol é complexa, pois é um esporte que não tem uma valência só como determinante de esforço. São vários esforços repetidos ao longo de uma partida, intercalados com períodos de descanso. O atleta corre com velocidade máxima, desacelera, muda de direção, salta, chuta, disputa a bola”.
O preparador não quis estabelecer com qual percentual de preparação o elenco deverá estar na estreia, pois, conforme ele, são vários atletas de diferentes portes físicos. Ele quer que todos estejam em nível de competição, que possam suportar os 90 minutos com alto rendimento e ao longo da temporada.
Hoje, o elenco conta com 26 atletas, número ideal, segundo ele.
“Alguns vêm de um período mais longo parados. Isso exige um pouco mais de cuidado. Para outros, com faixa etária dos 30 anos, é uma outra abordagem".
O preparador também destacou que começou a fazer avaliações e mapeamentos dos atletas, ou seja, traçar perfis fisiológicos. A partir daí, será possível individualizar as cargas de treinos. "Não podemos dar a mesma carga para o atleta mais velho comparado ao mais novo”.
Ele acrescentou que controla o tempo de execução, o tempo de treinamento e a recuperação e coloca em planilhas para calcular como foi a densidade de treinamento do atleta, ou seja, o quanto ele está treinando na semana.
Quanto ao método de treinos, explicou que "no mundo inteiro e agora também no Brasil o primeiro treino já é com bola, porque faz parte da periodização integrada, e com isso há o desenvolvimento tanto físico como tático. Nos meus treinos eu sempre começo o trabalho com bola”.
José Fernando fez estágio em 1987 no Corinthians onde ficou por três anos. Em 1999 esteve no Avaí por mais três anos. Por 10 anos esteve no Figueirense. Depois foi para o Atlético Monte Azul/SP. Em seguida, foi para a África do Sul onde ficou dois anos, voltou para o Brasil. Em 2015 esteve no Salgueiro/PE com o técnico Fernando Alcântara. Em 2016 foi para a Malásia. E em 2017 trabalhou no FC Cascavel.