Programa informatizado vai agilizar atendimento a pacientes de Alto Paraná
A Prefeitura de Alto Paraná (a 20 quilômetros de Paranavaí) implantou o programa “Saúde Inteligente”. Com o programa foram informatizadas as informações dos usuários da rede de saúde. Com essa ação foi possível criar uma central de regulação de exames e consultas. O sistema integra as informações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), clínicas e laboratórios que prestam serviços ao município.
De acordo com o auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde, Wiliam Amaral, o novo programa facilita a vida dos usuários. “Hoje com todas as UBSs informatizadas, criamos a central de regulação. Desta forma, o paciente não precisa mais se deslocar até a Secretaria de Saúde para marcar exames e consultas. Isso é feito na própria unidade, logo após o atendimento médico”, comentou Amaral.
O médico Jorge Krichenko atende na UBS do Distrito de Maristela e elogiou o programa. “Na prática, gera agilidade para o paciente. Para nós profissionais ajuda muito porque temos acesso ao prontuário da pessoa que está sendo atendida. Realmente é surpreendente e útil”, disse Krichenko.
O prefeito Altamiro Pereira Santana (Miro) ressaltou que o sistema irá gerar economia para o município, que terá mais efetividade nas ações. “O programa será uma ferramenta importante para a administração municipal. Poderemos ter o controle efetivo de exames, consultas e remédios. Dessa forma poderemos fazer um melhor planejamento para a saúde”, enfatizou Miro.