Infraestrutura mais moderna melhora vida dos paranaenses

CURITIBA (ANPr) – Em 2017, o Paraná alcançou a marca de mais de 500 quilômetros em obras de duplicação de rodovias, uma movimentação anual recorde de cargas superior a 50 milhões de toneladas no Porto de Paranaguá e a projeção de uma nova ferrovia ligando o Estado ao Mato Grosso do Sul, com custo estimado em R$ 10 bilhões.
Todas estas conquistas são avaliadas como resultado de um trabalho de longo prazo, iniciado ainda em 2011, com a criação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, conforme explica o secretário José Richa Filho.
“Nós trouxemos para o Paraná uma visão moderna da infraestrutura. Trabalhamos novos conceitos de corredores logísticos, pensando no desenvolvimento do Estado e no bem-estar regional e local dos municípios”, afirma.
“Trabalhamos para modernizar todos os modais da infraestrutura estadual e temos consciência de deixar para o Estado um legado histórico”, completa o secretário.
RODOVIAS – Nos últimos sete anos, as rodovias do Paraná receberam mais de R$ 3,8 bilhões em investimentos, somando os contratos por concessão e os trabalhos de conservação executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
A somatória destes fatores projetou o Estado como o melhor da região Sul em relação às condições do pavimento. De acordo com o levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2017, cerca de 43,8% de um total de 6.336 quilômetros de vias avaliadas foram classificadas como ótimas.
FERROVIAS – Pensando no futuro econômico do Estado e na evolução dos sistemas de transporte, o Governo do Paraná elaborou uma proposta de construção de um novo ramal ferroviário, visando reduzir os custos de operação e facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro pelo Porto de Paranaguá.
O novo trecho ferroviário terá cerca de 1.000 quilômetros, ligando a região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, ao Litoral paranaense. O valor estimado para a construção da ferrovia é de R$ 10 bilhões. A licitação das propostas para os estudos de viabilidade já foi autorizada pelo governador.
PORTOS – Em 2017 o Porto de Paranaguá obteve a maior marca de movimentação de cargas de toda a sua história. Foram 50 milhões de toneladas. O volume é 11% maior em relação ao ano passado e mais do que o dobro da média dos portos brasileiros, que cresceram 5%. O recorde anterior – de 46,1 milhões de toneladas – ocorreu em 2013.
O recorde é resultado dos mais de R$ 868 milhões em investimento público desde 2011. Foram diversas obras, como a reforma do cais, instalação de novos shiploaders (carregadores de navios), troca das defensas (proteção para os cascos dos navios), sinalização náutica, equipamentos de controle de acesso e segurança, tombadores, descarregador, balanças. Neste período, a movimentação de cargas por Paranaguá teve um aumento de 25%.