“Precisamos de equilíbrio, inteligência e controle de jogo”, projeta Rueda

O técnico Reinaldo Rueda mostrou otimismo, mas deixou claro que a missão do Flamengo em conquistar o inédito título da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, em partida a partir das 21h45, está longe de ser simples.
Apesar da necessidade de buscar uma vitória por, no mínimo, dois gols de diferença para levantar a taça, a tranquilidade para tomar as decisões em campo e o equilíbrio nos desempenhos ofensivo e defensivo são aspectos fundamentais, segundo o treinador do time brasileiro.
“Estamos enfrentando um time que faz ótimas transições, fazem bom contra-ataque. Cometemos o erro de não valorizar o 1 a 0 quando ganhávamos por 1 a 0. Levamos o gol pela emoção. Temos que saber que, se queremos algo grande, precisamos de equilíbrio, inteligência e controle de jogo”, projetou Rueda.
Durante a última partida, pôde-se observar as grandes alternâncias táticas do Independiente, característica que criou dificuldades para o setor defensivo do Rubro-Negro. O técnico colombiano comentou sobre essa qualidade do adversário, ressaltando o que será necessário para que essas aternâncias sejam neutralizadas pelo Mais Querido.
“Recebo muitas informações do Independiente. Eles têm muitas variantes, jogam com volantes internos e externos. Jogam no 3-5-2 ou no 4-3-3. Eles têm muitas alternativas táticas, versatilidade e jogadores desequilibrantes. Temos que ser inteligentes para mostrar nossa proposta e ter boa leitura de jogo. Tomar boas decisões para levar nosso jogo à frente”.
Ao perder a primeira partida para o Independiente por 2 a 1, na Argentina, o time rubro-negro se vê obrigado a triunfar por dois gols de diferença para levantar a taça. Se vencer por um tento, a decisão irá para a prorrogação, podendo terminar nos pênaltis. Todas as fichas serão jogadas no Maracanã.
“Não é fácil, precisamos de apoio e paciência do torcedor. Ele quer a resolução em cinco minutos. Não é simples. É uma típica final Sul-Americana e o adversário tem as suas armas. Equilíbrio e muita força mental serão fundamentais. Necessitamos de apoio incondicional e muita fé para que possamos alcançar o êxito. O nosso objetivo é decifrar a situação do jogo e temos 90 minutos para isso”, disse o treinador.

Como de costume, o comandante colombiano não revelou a escalação. Ele apenas comemorou o feito e o momento do clube que assumiu há quatro meses. “O Flamengo está preparado. A nossa torcida merece, os jogadores merecem. É um ano extremamente importante para o Flamengo.”

Flamengo x Independiente
Estádio: Maracanã, no Rio
Horário: 21h45 (de Brasília) desta quarta