Blitz da Receita Estadual fiscaliza 522 veículos
Uma blitz da Receita Estadual com apoio da Polícia Militar e Diretoria de Trânsito (Ditran) fiscalizou 522 veículos em Paranavaí. Objetivo foi verificar a situação quanto ao pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Deste total, 36 estavam com o imposto em atraso.
Mesmo com a pendência, a blitz não promoveu a apreensão imediata. Os proprietários tinham a chance de quitar a dívida e retirar o carro no local até o fim da operação, que durou entre 9h e 12h. Quem não pagou teve o veículo recolhido até o pagamento.
Levando em conta apenas os veículos constatados em atraso, o valor acumulado pendente de IPVA totalizou R$ 40.892,33, sem contar outras obrigações como licenciamento e seguro obrigatório. Parte desse recurso vai diretamente para o município.
Auditor da Receita Estadual – Regional Maringá, Luiz Pedro Baliscki lembra que o trabalho de fiscalização é desenvolvido em todo o Paraná. Na região já aconteceu em outras cidades, incluindo Maringá, Sarandi e Mandaguaçu.
O último grupo de placas do ano (final 00) teve o IPVA vencido em 29 de novembro. Não está descartada nova fiscalização por parte da Receita Estadual, embora não haja previsão até o fim do ano.
Paranavaí tem frota de 40.656 veículos cadastrados, ou seja, que têm placas. Destes, 9.675 estão com o IPVA em atraso. Isso representa 23,7%, detalha Baliscki. Juntos representam R$ 4.137.835,42, ou seja, dinheiro que poderia estar nos cofres do Estado e do município.