Emater recebe 139 novos veículos para assistência técnica

CURITIBA – No Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado nesta quarta-feira (06), o governador Beto Richa entregou mais 139 novos veículos ao Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Os automóveis vão substituir parte da antiga frota, composta por mil veículos, usada para o atendimento aos pequenos agricultores. Desde 2011, o Governo do Estado trocou 761 veículos da autarquia.
O Governo do Estado também adquiriu 139 computadores para modernizar a estrutura do órgão e fortalecer o elo com os agricultores. “Estes veículos e equipamentos vão facilitar o trabalho dos extensionistas e técnicos da Emater junto aos produtores rurais”, afirmou Richa.
“Os computadores vão garantir mais eficiência e agilidade no trabalho da Emater e os veículos vão atender as necessidades dos produtores rurais. Muitas vezes os extensionistas precisam percorrer grandes distâncias para chegar às propriedades”, afirmou.
O governador também destacou a contratação, no ano passado, de 143 novos profissionais para a Emater. “Mais técnicos para atender ainda melhor às necessidades dos produtores rurais, que geram riquezas ao Paraná”, destacou.
“A agricultura é essencial na formação da nossa economia, ajudando a aliviar esta forte recessão econômica com os bons resultados que apresenta historicamente, sobretudo na geração de emprego e renda”, salientou.
O secretário Norberto Ortigara afirmou que o carro é o principal instrumento de trabalho dos extensionistas que prestam assistência diretamente nas propriedades rurais. “Temos uma gama extensa de profissionais na Emater que estão presentes em todos os municípios do Paraná, cooperando com o desenvolvimento rural a na absorção de tecnologias na agricultura”, ressaltou.
EXTENSIONISTAS – O Paraná conta com aproximadamente 1.100 profissionais que atuam na Emater e contribuem com as economias locais por meio do aumento da produção e da geração de renda; melhoram a segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos; e ampliam a inclusão produtiva e social dos trabalhadores do campo.
Os agricultores têm acesso a programas dos governos estadual e federal, entre eles o Mais Alimentos, Trator Solidário, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Crédito Fundiário, Habitação Rural e aos programas de compra direta de alimentos da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“São iniciativas que levam recursos para o produtor poder investir, melhoram a condição de vida das famílias atendidas e criam novas oportunidades de negócios”, disse o diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann. “Nos últimos 61 anos, a extensão rural acompanhou toda a evolução da agricultura paranaense. E temos novos desafios pela frente, como ampliar a produção de alimentos e preservar a água e o meio ambiente”, afirmou.