Caminhada de conscientização deve quebrar o recorde de público
A Caminhada Passos que Salvam será neste domingo, com concentração na Praça dos Pioneiros de Paranavaí a partir das 08h30.
Trata-se de um trabalho de prevenção e conscientização ao câncer infantil e juvenil, desenvolvido pelo Hospital de Câncer de Barretos. Os kits do evento – composto de camiseta, mochila e boné – ainda podem ser adquiridos. Investimento de R$ 35,00.
Neste ano a Caminhada deve quebrar o recorde de público, avalia o coordenador Antonio Valmir Trossini. Ele adverte que há poucas camisetas ainda à venda. Podem ser adquiridas na Vita C, For Boys e Farmácia Operária.
A expectativa de público se deve ao volume de kits vendidos e também por conta de grande mobilização, superior a anos anteriores envolvendo profissionais de saúde e da educação.
O kit é uma forma de personalizar o evento e ajudar o hospital. Porém, nada impede que as pessoas participem sem a camiseta, apenas como maneira de atuar na divulgação da doença que, se descoberta no início, tem índice de cura superior a 90%.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS – Dores na cabeça e vômito pela manhã; Caroços no pescoço, nas axilas e nas virilhas, ínguas que não se resolvem; Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; Aumento de tamanho da barriga. Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash. Ao notar um ou mais desses sintomas, procure ajuda médica.
HISTÓRIA – A ideia da Caminhada nasceu a partir da experiência dos Estados Unidos da América. O Hospital de Barretos conheceu o trabalho do maior hospital de câncer em criança do mundo – Saint Jude – em Menphis – onde o índice de cura chega a 95%, enquanto no Brasil não passa de 55% e no hospital de Barretos atinge 92%.
O bom resultado estadunidense se deve ao trabalho de detecção precoce e prevenção. A partir daí, a decisão de promover a Caminhada, também ferramenta usada no caso de Menphis.
O trabalho no Brasil começou em 2012 com 20 cidades em dois estados. No ano seguinte, saltou para 80 cidades em sete estados.