Mais de 130 lideranças participam do curso de Polícia Comunitária
Mais de 130 lideranças participam até sexta-feira do Curso de Polícia Comunitária – Cidadão Seguro. O treinamento acontece na Unipar. A abertura foi na noite desta terça-feira com a presença de autoridades e convidados.
O objetivo do curso é transmitir informações sobre segurança pública, destacando a importância da participação das pessoas. A ideia é que a comunidade possa acompanhar de perto, entender do funcionamento e buscar soluções compartilhadas, resume o major Ademar Carlos Pascoal, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Ele lembra que o treinamento é uma etapa no conceito abrangente de segurança. O cidadão deve participar, inclusive com críticas, entende. Por isso, o curso oferece noções de direitos humanos, mobilização social, comportamento, entre outros.
É a partir destes conteúdos que a população vai amadurecendo a ideia de um trabalho continuado e não apenas mobilizações isoladas quando há grande incidência de crimes ou situações pessoais, cita o militar.
Também faz parte dos objetivos do projeto o estreitamento dos laços entre a comunidade e a corporação.
As palestras do primeiro dia abordaram os temas “Direitos Humanos” e “Sociedade e Polícia”, ministradas respectivamente pelo coronel QOPM Antônio Roberto dos Anjos Padilha, comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar e o tenente coronel QOPM Vanderley Rothemburg, coordenador da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Paraná e Chefe da Seção de Comunicação Social da Polícia Militar do Paraná.
As palestras continuarão até amanhã, sempre às 19 horas, no auditório da Unipar, reforça o setor de Comunicação Social do 8º BPM.