Depósito de entulho na Vila Operária passará por reformas
Está previsto para este mês o início das reformas no depósito de entulho localizado na Vila Operária, em Paranavaí. As mudanças incluem aterramento, instalação de nova cerca, construção de calçada ecológica e abertura de novo portão.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz, um dos objetivos é tornar mais longo o tempo de vida útil daquele espaço.
Outra novidade é o uso do sistema contínuo de videomonitoramento, com transmissão direta para a Guarda Municipal. Esse recurso, explicou Kulevicz, garantirá mais segurança para a população e para quem utiliza o depósito.
Existe, também, a proposta de estabelecer dias e horários para a abertura dos portões. “Estamos fazendo o acompanhamento e verificando quando há maior movimento”, disse o secretário municipal.
Por enquanto, uma máquina tem sido utilizada diariamente para a limpeza do terreno. A prática evita o acúmulo de lixo e, consequentemente, o mau-cheiro. Além disso, reduz a incidência de fumaça.
COMUNIDADE – A diretora da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, Marlene Pereira da Silva, afirmou que a limpeza diária melhorou a situação do depósito de entulho, interferindo de maneira positiva na rotina da comunidade.
“Era comum ter fumaça vindo de lá o dia todo. As crianças passavam mal e a gente também. Agora, dificilmente vemos esse problema”. Na avaliação da diretora, isso é resultado da limpeza constante.
A coordenadora do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), Kátia Batista da Silva Queiroz, reiterou que a mudança foi boa. “Faz tempo que não tem aquele cheiro forte. Antes era frequente”.
Ela contou que houve vezes em que os focos de incêndio que começavam dentro do depósito de entulho se espalhavam, chegando a avançar sobre o terreno onde o Cecap está localizado. Ali a fumaça também prejudicava os estudantes.
CONSCIENTIZAÇÃO – Mas a situação ainda está longe de ser resolvida totalmente. Pelo menos foi o que argumentou a coordenadora do Cecap. Na opinião dela, é preciso que os moradores utilizem o espaço da maneira correta.
Ela se referiu ao fato de que o terreno é destinado exclusivamente para o depósito de itens de material de construção e de jardinagem. No entanto, a população continua jogando lixo orgânico e produtos recicláveis. “Até animais mortos”, contou Kátia.
Para a coordenadora do Cecap, é necessário investir em campanhas de conscientização. Não somente para os moradores da região da Vila Operária, mas de toda a cidade, já que pessoas de diferentes bairros depositam lixo naquele terreno.
CAMPANHA
O secretário de Meio Ambiente afirmou que tem ciência dessa situação. Por isso, assim que as mudanças forem concluídas, a Administração Municipal investirá em uma ação educativa.
A ideia será reforçar sobre a importância da coleta de lixo comum e do recolhimento de materiais recicláveis, já existentes, e alertar a população sobre a necessidade de utilizar o depósito de entulho da Vila Operária de forma adequada.