Direção da APP-Sindicato entrega pauta de reivindicações ao NRE

Integrantes da diretoria da APP-Sindicato de Paranavaí estiveram ontem na sede do Núcleo Regional de Educação (NRE). Entregaram uma pauta de reivindicações, com o objetivo de que fosse encaminhada à Secretaria de Estado da Educação (Seed).
De acordo com Pedro Baraldi, chefe do NRE de Paranavaí, o documento foi protocolado e enviado a Curitiba. Lá, será avaliado pela equipe da Seed. Posteriormente, norteará conversas entre Governo do Estado e trabalhadores.
Componente da direção estadual da APP-Sindicato, Celso José dos Santos elencou as reivindicações apresentadas pela categoria. Uma delas, o pagamento da data-base que, segundo ele, acumula defasagem de 8,5%.
O piso salarial também foi citado. Pelos cálculos da APP-Sindicato, o reajuste necessário para a correção do valor mínimo regional é de 15%. O pagamento do auxílio-transporte também figura na lista de solicitações dos trabalhadores da educação.
Santos afirmou que os próximos passos serão determinados a partir dos resultados das negociações. No dia 25 de novembro, professores, pedagogos e funcionários das escolas estaduais participarão da assembleia estadual. Se até lá não houver respostas satisfatórias para a categoria, o calendário de mobilizações será elaborado.
O integrante da direção estadual da APP-Sindicato disse que a intenção não é paralisar ou deflagrar greve. O objetivo da pauta de reivindicações é cobrar do Governo do Estado o cumprimento de compromissos, garantindo direitos que já foram adquiridos pelos profissionais.
ESTADO – Na avaliação do chefe do NRE de Paranavaí, a entrega do documento deixou claro que o diálogo entre os dois grupos (Governo do Estado e APP-Sindicato) é o caminho mais efetivo para alcançar resultados positivos.
Nesse sentido, a reunião de ontem foi um passo importante para manter o canal de comunicação aberto, já que foi oportunidade para apresentação da nova diretoria da entidade sindical, agora presidida por Maria Julia Nunes da Rocha.
Ele explicou que a Seed já está fazendo o pagamento dos avanços e das elevações de nível dos professores que estavam pendentes. Disse, também, que a reposição da inflação dependerá do desempenho da economia no Brasil – e no Paraná – até o final do ano.
SIMULTÂNEO – O encontro realizado na manhã de ontem não foi um ato isolado no núcleo sindical de Paranavaí. A entrega do documento com as reivindicações ocorreu simultaneamente em todo o Paraná, inclusive em Loanda.