Expectativa é retomar obras da Unidade Morumbi ainda neste mês

A diretoria da Santa Casa de Paranavaí vive a expectativa de retomar as obras da Unidade Morumbi (antigo Hospital Noroeste) ainda neste mês. A obra está parada desde o fim do ano passado e a retomada esbarra em questões burocráticas, embora a verba esteja garantida pelo Governo do Estado.
O diretor da Santa Casa, Héracles de Alencar Arrais, se reuniu em Curitiba na semana passada com o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto. Neste encontro o secretário falou da expectativa de retomar os trabalhos na unidade. Com a retomada da obra, deve ser revisto o prazo de entrega, inicialmente previsto para o primeiro semestre de 2018.
Em recente explicação, o diretor citou que o atraso se dá por readequação à lei no que se refere aos convênios entre Governo e instituições privadas, exclusivo para a área de saúde. Portanto, o preenchimento de alguns quesitos formais.
A verba de R$ 11 milhões por parte do Governo do Estado está confirmada no orçamento, conforme anúncio feito por ocasião da comemoração dos 60 anos da Santa casa, em março último.
Serão 06 milhões neste ano e o restante em 2018. Soma-se a este montante os R$ 9 milhões já investidos na primeira etapa. Além da chamada obra física, a etapa contempla ainda paisagismo, elevadores, gerador e outros itens de infraestrutura.
Vencida essa etapa, uma terceira fase será a de equipamentos, o que também deve contar com a participação do Governo, como tem reiterado o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto.
A primeira fase das obras da nova unidade da Santa Casa foi concluída no final de 2016. Dos sete blocos previstos, quatro deles já estão com toda estrutura completa, desde as instalações elétricas até o revestimento dos pisos.
A nova edificação terá 7,4 mil metros quadrados de área construída e atenderá cerca de 260 mil pessoas de 28 municípios da região.
O novo hospital terá 126 leitos, dos quais 12 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).