Novo sistema de captação de água ampliará abastecimento em Paranavaí

Aproximadamente 75% da água distribuída em Paranavaí pela Sanepar é captada do Ribeirão Arara. Os 200 litros retirados a cada segundo garantem abastecimento para 25 mil residências. Um novo sistema no Ribeirão Caiuá tornará essa capacidade mais do que duas vezes maior.
Os tubos para ampliar a rede de captação de água já começaram a chegar. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech, serão quase 15 quilômetros de galerias. A previsão é que as obras tenham início no segundo semestre de 2018 e sejam concluídas em três anos.
Rech explicou as vantagens da captação no Ribeirão Caiuá. Segundo ele, o espaço é muito mais amplo e envolve seis microbacias. Com isso, a Sanepar conseguirá retirar 250 litros de água por segundo. “Vamos melhorar a produção e o abastecimento com o mínimo de intervenção ambiental.”
Com o novo sistema, que incluirá quatro reservatórios de água em alguns pontos da cidade, a projeção é garantir os serviços por mais 30 anos. O cálculo leva em consideração o crescimento das áreas urbana e rural e o aumento populacional. Os investimentos chegarão a quase R$ 6 milhões.
O gerente da Sanepar informou que em alguns momentos, durante a execução das obras, poderá haver falta de água e interdição de ruas e avenidas. Mas ele garantiu que tudo será feito de maneira planejada, para que seja possível informar a população previamente. Assim, os moradores poderão se programar.
Até o término dos trabalhos, Paranavaí não correrá risco de desabastecimento. Segundo Rech, a captação de água do Ribeirão Arara é suficiente para a quantidade de imóveis na cidade. A não ser em casos pontuais, por exemplo, quando faltar energia elétrica para manter o sistema funcionando.
FALTOU ÁGUA – O gerente da Sanepar destacou que moradores do Distrito de Graciosa e dos municípios de Amaporã e Porto Rico ficaram sem água durante o sábado. O problema foi exatamente falta de energia elétrica provocada pelo temporal.