Em Paranavaí, Igreja Luterana está desde os anos 50
O histórico original da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Paranavaí perdeu-se em invasões de meliantes à Paróquia.
Levaram muitas coisas de valor da igreja, disse o atual vice-presidente, professor Oscar Dirceu Bühler, que neste sábado pela manhã se encontrava no local (Rua Maria Andrade de Moraes, esquina com Rua do Aeroporto no Bairro Santos Dumont) para dar sequência a uma programação interna, ao lado de outros diretores da entidade, como a presidente Terezinha Ropilato Kurth e a tesoureira Solange Storck Serone, que continuam atuando após reeleição ao lado da vice-tesoureira Márcia C. Gomes Kurth, 1º secretário Cleiton Dahmer, vice Márcia C. G. Kurth.
Mesmo assim, na reelaboração histórica consta que a comunidade de Paranavaí foi fundada entre os anos 1948-1952, tendo como primeiro pastor americano Willi Volkamer, que atendia também à extinta comunidade de Alto Paraná.
A primeira igreja de madeira foi inaugurada em 6 de novembro de 1956, que serviu aos trabalhos da comunidade até março de 2006 (durante 50 anos, portanto), quando foi demolida para dar lugar ao templo atual, com extensão de 128 m².
O novo templo foi inaugurado em 3 de dezembro de 2006, com a presença do pastor local Martin Timóteo Dietz e do pastor sinodal Nilo Cristmann.
Nesta época o pastor Martin Timóteo Dietz foi incumbido de encabeçar a nova construção, com a seguinte diretoria: Otto Carlos Elgert (presidente), Reinaldo Larsi (vice), Solísia T. Kurth (tesoureira), Solange Stork Serone (vice), Amauri Dahmer (1º secretário), Marcia C. Gomes Kurth (vice).
Em Paranavaí nos dias atuais a comunidade é atendida pelo pastor Bruno de Cidade Gaúcha. As celebrações são realizadas às 9h no segundo domingo e 4º domingo de cada mês.
No dia 31 (terça-feira) haverá culto especial em Cidade Gaúcha, que reunirá as comunidades de Paranavaí (comunidade constituída por 18 famílias nos dias atuais), Umuarama e Querência do Norte. (Texto: SB)