Superintendente destaca obras do Projeto Escola 1000

A superintendente Inês Carnieletto esteve ontem em Paranavaí, participando das comemorações dos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Em entrevista, afirmou que atualmente 500 estabelecimentos de educação passam por reformas dentro do Projeto Escola 1000, do governo do Estado.
Como sugere o nome do projeto, mil escolas passarão por melhorias. De acordo com Inês, o dinheiro já está garantido. A única dificuldade é quanto ao volume de projetos, elaborados pelo Departamento de Engenharia.
Na região de Paranavaí, 27 são estabelecimentos que passam por melhorias, devendo outros cinco terem as obras iniciadas em breve, como detalha o chefe do Núcleo, Pedro Baraldi.
Na região de Loanda são outras 12 escolas, informa a chefe do Núcleo, Eliana Dandolini Felipe, que participou das comemorações em Paranavaí.     
A superintendente Inês Carnieletto informou que já está definido o calendário 2018, analisando que o ideal é fazer com que os calendários estadual e municipal sejam coincidentes, facilitando as ações conjuntas. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro.
Ainda há professores remanescentes do concurso mais recente, mas para completar o quadro serão selecionados professores via PSS – Processo de Seleção Simplificada. Isso ocorre porque as vagas são temporárias, já que há muitos titulares em outras funções (no Núcleo, por exemplo).
Inês Carnieletto entende que é um momento favorável para a categoria. O Governo investe 35% em educação, mais do que o determinado constitucionalmente de 25%. Ela citou o que considera conquistas, tais como a hora-atividade, hoje de 37%, concluiu.
Também participou da visita e das atividades em Paranavaí a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Creuza Santos Borges Abdala.