Profissionais debatem integração da Atenção Básica com a Vigilância

Integrar a Vigilância em Saúde com a Atenção Básica em todos os municípios. Este é o desafio de um trabalho iniciado na 14ª Regional de Saúde de Paranavaí. Ontem houve palestra sobre o tema, abrindo o debate para o trabalho que pretende gerar resultados positivos na vida das pessoas.   
Assessora do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems), a farmacêutica Rosangela Treichel falou aos profissionais. Ela lembra que ainda será preciso muito diálogo para encontrar a melhor forma de buscar aproximação entre as áreas de atuação.
Isto porque não há fórmulas prontas para esse “casamento”. Cada região busca uma alternativa, reforça, complementando que o resultado do trabalho de cada profissional pode ser potencializado com a integração.
Um exemplo prático é que, a partir do estreitamento do diálogo, todas as informações serão cruzadas. Um servidor pode orientar o cidadão (dentro dos seus conhecimentos), independente da função no quadro de servidores.
Com isso, o profissional de Vigilância pode ajudar na missão do profissional da Atenção Básica e vice-versa. Em outras palavras, o que um faz pode ser usado pelo outro, oportunizando mais tempo para as demais tarefas, cujo objetivo é atender a comunidade.   
Por se tratar de uma proposta relativamente nova, Treichel adverte que é um caminho a ser trilhado, aproveitando aspectos de todas as regiões que estão na missão de integrar os setores.
FALAS – Por ocasião da abertura do evento, o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, falou sobre a importância do debate. Reforça que é preciso a cada dia melhorar os resultados das políticas públicas nas vidas das pessoas. “Esta busca será de grande ajuda para o trabalho de todos”, define.
Na mesma linha, a secretária de Saúde de Paranavaí, Andreia Vilar, destacou a parceria do município com a Regional. Opina que a busca pela integração é mais um passo no esforço conjunto dos profissionais de saúde.
Pela equipe da 14ª Regional, Eunice Alves falou sobre a ideia. Disse que num primeiro momento, a Vigilância em Saúde de Paranavaí propôs iniciar o debate sobre integração. Porém, a sugestão evoluiu até chegar ao formato de encontro regional.  
Tanto que ontem estiveram no evento na sede da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (em Paranavaí), representantes de todas as cidades da região nas áreas de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. Outras etapas deverão ser programadas.