Expectativa é que Dia das Crianças gere 10% de aumento nas vendas do comércio
Baby Alive é uma boneca que interage com as crianças. Come, toma chá, passeia. Dá até para trocar a fralda se algum imprevisto acontecer. Por ser uma das campeãs de venda em lojas de brinquedo, está entre as apostas dos comerciantes para as vendas do Dia das Crianças.
O empresário Edson Antunes de Oliveira, de Paranavaí, apontou a boneca como uma das principais atrações da loja. Outros produtos também chamam a atenção das crianças, por exemplo, bonecas LOL e Beyblades. Lançamentos são bastante procurados, assim como os brinquedos tradicionais.
Perto do Dia das Crianças (12 de outubro), Oliveira já percebeu o movimento de clientes crescer, ainda que lentamente. A expectativa é que as próximas semanas tragam aumento mais expressivo, superando em até 10% a comercialização do mesmo período de 2016.
Na opinião dele, este ano tem sido atípico para o comércio, já que a crise econômica motivou a redução no consumo. De maneira geral, o empresário contabilizou queda de 20% nas vendas, na comparação com o ano anterior. “Agora, queremos recuperar”, disse.
Se depender das projeções da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), os lojistas da cidade terão resultados positivos durante outubro. O crescimento esperado é de 7% a 10% em relação ao mês correspondente de 2016.
O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, afirmou que a previsão se baseia em acompanhamentos mensais do desempenho do comércio de Paranavaí. O monitoramento constante tem apontado para um cenário de melhora, ainda que timidamente.
A entidade de classe não fará campanhas promocionais para o Dia das Crianças, por se tratar de uma data sem participação significativa no calendário comercial. Por isso, o trabalho de fomento será desenvolvido nas mídias sociais.
PRÓXIMOS DIAS – Gerente de uma loja de confecção infantil em Paranavaí, Sandra Bressane afirmou que o movimento de clientes ainda não deslanchou. As compras, disse ela, são aquelas do dia a dia e não para a data comemorativa.
A expectativa é que a partir de segunda-feira o consumo cresça, com a proximidade do Dia das Crianças. A gerente também apontou outro fator que deverá contribuir para o melhor desempenho nos próximos dias: começo de mês é o período de pagamento de salários para os trabalhadores.
CAMPANHA DE NATAL – Se o Dia das Crianças não é uma data de grande expressão para o comércio, os preparativos da Aciap estão voltados para o final do ano. A época que antecede o Natal garante os melhores resultados para os lojistas, o que motiva a realização de campanhas promocionais que fomentem o setor.
A campanha promocional para o final do ano tem como tema “Sonho Dourado” e sorteará uma S-10 cabine dupla, sete carros Renault Kwid e sete motocicletas Honda 125 Fan.
De acordo com Carlos Henrique Scarabelli, 200 mil cupons da campanha já foram comercializados entre os associados à Aciap. A previsão é chegar aos 350 mil. 90 empresários já aderiram à ação, sendo que a Aciap pretende alcançar 130 lojas da cidade.