De Curitiba a Terra Rica: ciclista viaja pelo estado e passa por Paranavaí
Waldir Adilson dos Santos está realizando um sonho de infância: cruzar o Paraná sobre uma bicicleta. A viagem começou em Curitiba, com Terra Rica como destino. Próximo de completar o percurso, ele passou por Paranavaí, ontem, e visitou o Diário do Noroeste.
O ciclista contou que há cinco anos planejava fazer a pedalada pelo estado. Somente quando saiu da agência bancária em que trabalhava conseguiu colocar aquele sonho em prática. Fez todos os preparativos, pegou a bicicleta e saiu da capital em direção ao Noroeste do Paraná.
À medida que avançava, foi percebendo as mudanças de temperatura. Se em Curitiba as temperaturas são mais amenas, as outras regiões por onde passou se revelaram mais quentes. “O calor foi o mais difícil da viagem”, garantiu Santos.
Ele também passou por momentos de adrenalina na estrada. O trânsito pesado, as condições das rodovias e dos acostamentos, o cansaço. Mas nada que se compare ao momento em que descansava à beira da estrada e se deparou com duas cobras. “Foi meu maior susto. Nunca alguém saiu tão rápido do lugar”, contou aos risos.
Para o ciclista, nem o calor ou as cobras assustadoras prejudicaram a beleza da viagem. “Ver as diferentes paisagens, perceber as mudanças, é tudo muito legal”.
Tão bom quanto encontrar um companheiro de pedaladas. De Nova Esperança até Terra Rica, ele já não estava mais sozinho. O advogado Luciano Mewes se uniu a Santos na jornada, para completarem o percurso neste final de semana.
O aventureiro que saiu de Curitiba permanecerá em Terra Rica por alguns dias. Ficará na casa de familiares durante esse tempo, depois retornará à capital paranaense. Dessa vez, no entanto, a viagem será de ônibus.