Quase 90% da ilha foi consumida pelas chamas

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil continuam monitorando o incêndio que consome a vegetação da Ilha Floresta, em Querência do Norte. Na tarde de ontem ainda restavam alguns focos de incêndio e quase 90% da ilha já estava consumida pelas chamas. O início do incêndio foi registrado na tarde da última quarta-feira (20).
A Ilha Floresta tem aproximadamente três mil hectares e cinco famílias residem na área. Fica localizada entre Querência do Norte e Porto Rico.
Na tarde de ontem bombeiros e os integrantes da Defesa Civil continuavam resgatando animais silvestres que corriam riscos por causa do fogo. Os animais foram entregues para a Polícia Ambiental em Porto Rico e serão devolvidos ao habitat natural em outras ilhas da região.
De acordo com o cabo do Corpo de Bombeiros, Gilberto Morais, que coordena as ações, a situação está sob controle, porém, há casos isolados de foco que ainda queimam a vegetação. “Continuamos de prontidão, porém, pode se dizer que o pior já passou”, disse Morais.
O sargento do Corpo de Bombeiros explicou que a grande dificuldade no combate às chamas foi porque não tinha como levar equipamentos até a área atingida. A ação dos bombeiros e da Defesa Civil fica limitada a abafadores e bomba costal anti-incêndio.