São 616 solicitações de corte de árvores

Árvore é sinônimo de conforto, qualidade de vida, aquele refresco, sobretudo para dias de intenso calor como os vividos atualmente. Mas, no perímetro urbano elas também podem apresentar inconvenientes (bem menores que os ganhos) e muitas vezes necessitar de podas e até o corte.
Hoje é o Dia da Árvore é há coisas importantes a saber sobre o tema. A cidade de Paranavaí acumula 616 solicitações de corte de árvores, informa a Secretaria de Meio Ambiente, em levantamento fechado na última terça-feira a pedido do Diário do Noroeste.
Com tantas solicitações, é natural que haja fila de espera nos pedidos feitos através da Ouvidoria (156). As solicitações de podas somam mais 321.   
A solicitação de corte exige paciência, isso porque a capacidade é de 120 extrações ao mês. Sempre advertindo que é preciso ter critério ao retirar uma árvore, especialmente numa cidade em que a temperatura frequentemente ultrapassa os 30ºC.
No caso de poda, o trâmite é simples. Os pedidos são encaminhados para a empresa terceirizada, responsável pelo  serviço, dentro da sua escala normal.
Se o pedido for de corte, há exigência de avaliação, trabalho feito por um técnico habilitado da Secretaria. Compete a este profissional atestar a necessidade ou não de extrair a planta.  
ATENÇÃO – Retirar uma árvore, mesmo com autorização, requer responsabilidade de reposição. Conforme a legislação em vigor, a pessoa que solicitou tem 15 dias para plantar uma nova árvore, levando em conta a data do corte. A informação consta no próprio pedido. Se não fizer o replantio, é notificado a realizar imediatamente.  
O morador não pode, sob qualquer pretexto, podar ou cortar árvores sem autorização. No caso de poda irregular, a multa é de R$ 400,00 por planta. Se cortar a árvore, o valor é de R$ 700,00. Sem contar que o responsável pode responder pelo dano ambiental.
A Secretaria de Meio Ambiente informa que até o momento foram lavrados em 2017, 50 autos de infração pelas duas irregularidades (poda e corte).
BENEFÍCIOS – Para quem vê árvores como incômodos, gerando estragos em calçadas e sujeira (folhas, sementes, etc.), é bom olhar com atenção. São muitos benefícios para a saúde e até ganhos econômicos.
Veja:
A colocação estratégica da árvore pode resfriar o ar de 2ºC a 8ºC;
São excelentes filtros para poluentes urbanos e partículas finas;
Árvores maduras melhoram a qualidade da água e regula o seu fluxo;
Devidamente colocada ao redor de edificações, as árvores podem reduzir a necessidade de ar-condicionado em 30% e economizar de 20 a 50% de energia elétrica usada para aquecimento;
Árvore fornece habitat, comida e proteção para plantas e animais, aumentando a biodiversidade urbana;
Paisagismo, especialmente árvores, pode aumentar o valor do imóvel em até 20%.
(fonte: www.fao.org)