Vitória espetacular e São Lucas coloca pressão no Campo Mourão e Umuarama
O São Lucas/Grupo Ivo conquistou anteontem uma espetacular vitória contra a Copagril, de Marechal Cândido Rondon, e com isso se habilitou a garantir uma vaga na segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal.
O time de Paranavaí pulou para a 7ª posição com 24 pontos ganhos, mas ainda não está classificado entre os oito dos playoffs. Terá que esperar pelos resultados do Campo Mourão (8º colocado com 24 pontos e um jogo ainda por disputar) e o Umuarama, que em 9º lugar tem ainda dois jogos.
O fato é que o São Lucas, ao bater a forte equipe de Marechal Rondon, colocou pressão nos seus dois concorrentes à vaga. Campo Mourão joga nesta sexta-feira em Marechal Cândido Rondon, precisando de um empate. Se perder, dará a vaga ao São Lucas.
O Umuarama joga também sexta contra o líder, em Cascavel, e depois recebe o Pato Branco, domingo.
“Fizemos nossa parte, chegamos a 24 pontos. Agora jogamos a responsabilidade para o outro lado, vamos descansar e esperar, o que vier será recebido com tranquilidade”, afirmou o técnico Carlos Giuliano.
A VITÓRIA – O São Lucas/Grupo Ivo passou um período sem vitórias e deixou descrente seu torcedor para obter a vaga nas duas últimas rodadas. Mas o time surpreendeu e venceu em Campo Mourão por 3×2.
E anteontem, jogando em casa, levou a torcida à loucura, batendo Marechal Rondon por 6×3, num final de jogo espetacular e eletrizante. O São Lucas perdia de 3×2 (resultado do primeiro tempo) e em quatro minutos, cronometrados, fez quatro gols.
Aliás, o número de torcedores no Ginásio Lacerda Braga surpreendeu. O torcedor parecia ter certeza da vitória e compareceu em grande número.
Durante o jogo, o São Lucas teve altos e baixos. Começou criando boas jogadas, mas viu um adversário de muita personalidade. Aliás, o primeiro gol do Marreco foi uma aula de troca de passes, deixando os jogadores locais perdidos.
O tento sofrido não abalou o quadro do São Lucas, que buscou a reação, desperdiçou uma penalidade, com Gaúcho, e saiu do primeiro tempo perdendo de 3×2, com o terceiro gol acontecendo já com a mesa anunciando o fim do tempo. Mas quem determina o encerramento é o árbitro. Houve foi muita reclamação dos paranavaienses. Em vão. O gol foi validado.
Necessário destacar o fato do São Lucas ter cometido apenas uma falta no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o jogo foi empolgante. E os minutos finais, mais ainda.
O São Lucas buscou o empate e faltando quatro minutos para o término o Marechal Rondon passou a usar o goleiro-linha, foi quando sofreu três contra-ataques fulminantes.
Num jogo como este, seria difícil apontar o destaque, mas não foi este caso. O ala Jiboia, de apenas 17 anos, roubou a cena. O jogador do São Lucas foi o personagem da partida, marcando dois gols e dando assistências. É um jovem de muita personalidade em quadra, que chama atenção pela visão de jogo, pelo domínio.
“A gente já sabia que ele é um atleta fora do normal pela idade. Ficamos felizes pelo São Lucas ter dado a oportunidade, é mais um que aparece, que ele tenha um futuro brilhante pela frente”, disse o técnico Carlos Giuliano.
DESABAFO – O técnico Carlos Giuliano destacou a determinação de seus atletas nesta reta final da 1ª fase e revelou uma conversa com o grupo há duas semanas.
“Conversamos bastante, fiz um desabafo. Muitos não acreditavam, até porque a classificação não dependia mais da gente. Mas eles, com muito coração e vontade, demonstraram que podem ir um pouquinho mais longe”, frisou Giuliano. (Colaborou: José Carlos Avelar)
Frases
“A gente sabia que se quisesse continuar na disputa teríamos que vencer Campo Mourão e o Marechal. Creio que foram nossas duas melhores partidas no ano. A gente se impôs, teve raça, pegada, por isso saímos vitoriosos. Agora é esperar o final de semana para conferir os resultados de Campo Mourão e Umuarama”.
Do ala Wesley
“Fizemos o que não estávamos fazendo dentro da competição. Começamos também atrás em Campo Mourão, não esquentamos a cabeça, jogamos o jogo, deixamos rolar e graças a Deus conseguimos a virada com tranquilidade. E com a glória de Deus, o time mereceu o resultado. O time se superou, e não merecemos ficar fora da próxima fase”.
De Jean Carlos
“Sabíamos que seria difícil, e sabíamos da nossa obrigação, mas no futsal não há nada impossível. Não fizemos um bom início de returno, temos consciência disso, mas acabamos bem. Fizemos nossa parte, agora está nas mãos de Deus. Precisávamos dar uma alegria para esta torcida maravilhosa e foi o que aconteceu, deu tudo certo”.
De Giva
“Tivemos bons jogos, mas o desta terça-feira alternou bastante. Tivemos uma regularidade, jogamos bem contra um time difícil, nem precisa falar a qualidade de um time de Liga Nacional, e a sorte nos ajudou, o que não vinha acontecendo. Acho que praticamente estamos classificados. Claro que não dependia de nós 100%. Mas acho que Cascavel não vai perder o jogo para o Umuarama, mas futsal é futsal. O time do oeste está melhor que nosso vizinho”.
De Nivaldo Mazzin
São Lucas/Grupo Ivo 6×3 Marechal Rondon
12ª rodada do Paranaense de Futsal. Data: 19/09/2017. Local: Ginásio de Esportes Antônio Lacerda Braga, em Paranavaí. Árbitros: Daniel Alexandre Beal e Udilei Leandro Silvino. Anotador: Gabriel Antônio Barizon. Cronometrista: Bruna Português Arantes
Gols: Parrel (MC) aos 6min55, Jiboia (SL) aos 16min35, Gustavinho (MC) aos 18min48, Gaúcho (SL) aos 19min01 e Deivão (MC) aos 20min do 1º tempo. Jean Carlos (SL) aos 15min54, Jiboia (SL) aos 19min28, Giva (SL) aos 19min50 e Jean Carlos (SL) aos 19min58 do 2º tempo.
Equipes:
São Lucas – Arielton, Hiago, Wesley, Jean Carlos, Jiboia, Gaúcho, Giva, Léo, Matheus, Caio, Marcelo e Paulo. Técnico: Carlos Giuliano da Silva.
Marechal Rondon: Elton, Vitor, Deivão, Gustavinho, Polleto, Rick, Parrel, Ian, Eduardo, Pedala, Cristian e Pelé. Técnico: Paulo Fernando Sortor.
JOGOS
DIA 19/09 – TERÇA
São Lucas 6×3 MC Rondon
Foz Cataratas 2×1 Guarapuava
DIA 22/09 – SEXTA-FEIRA
Cascavel x Umuarama
Marechal Rondon x Campo Mourão
DIA 24/09 – DOMINGO
Umuarama x Pato Branco