Semana Literária do Sesc promove encontro de leitores e escritores

Se você pudesse conversar com seu autor preferido ou sua autora preferida, o que diria? Talvez pudesse tirar uma dúvida, perguntar sobre como se inspirou para escrever, pedir opiniões a respeito de uma ideia que teve para compor. As possibilidades são inúmeras.
A 36ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc promoveu o encontro de escritores e leitores. Ontem, os visitantes tiveram a chance de participar de bate-papos com Vanessa Meriqui e Gustavo Rosseb. Ela é autora de obras infantis. Ele, infanto-juvenis.
Para Vanessa Meriqui, ter contato com o público é uma maneira de estimular a leitura. “Quando a criança conhece o autor, percebe que é acessível, que pode fazer”, disse. A avaliação dela é que abrir esse espaço de comunicação tem grande importância no sentido de formar novos leitores.
Gustavo Rosseb comparou a leitura ao vestuário. Na hora de comprar uma roupa, é preciso encontrar a numeração ideal. Assim também é com os livros: as pessoas precisam descobrir que tipos de histórias mais atraem. “Tem que ter o seu número, para descobrir o prazer”.
PROGRAMAÇÃO – Além das rodas de conversas com escritores, a 36ª Semana Literária e Feira do Livro conta com uma extensa programação. Até sábado (23), quem for à sede do Sesc de Paranavaí poderá assistir a apresentações artísticas, participar de oficinas e ter contato com grande quantidade de livros.
Neste ano, o evento tem como tema “Leitura e(m) movimento”, com o objetivo de refletir sobre a facilidade que a literatura tem de interagir com outras manifestações culturais. Além disso, discute a formação de leitores e o multiletramento, levando em conta a importância de desenvolver o senso crítico dos indivíduos.
De acordo com a coordenadora da 36ª Semana Literária e Feira do Livro, em Paranavaí, Tânia Mara Volpato, para participar das atividades é importante fazer o agendamento prévio. Muitas escolas já programaram visitas à sede do Sesc, que fica na Rua Edson Martins, 1.760, próximo à Praça dos Pioneiros. O telefone para contato é (44) 3474-8500.