Postos de saúde abrirão no sábado para a campanha de multivacinação

Começou na segunda-feira (11) e vai até 22 de setembro a campanha nacional de multivacinação. O objetivo é estimular a ida da população aos postos de saúde para completar o quadro vacinal. A ação é voltada principalmente para quem tem menos de 15 anos, mas pessoas de outras faixas etárias também serão imunizadas.
Para ampliar o alcance da campanha, as unidades básicas de saúde de todos os municípios do Noroeste do Paraná atenderão no próximo sábado (16), das 8 às 17 horas. “A carteira de vacinação é um documento e deve ser levada”, enfatizou a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva.
Segundo ela, a apresentação do cartão vacinal possibilita aos profissionais de saúde fazer o acompanhamento do histórico de cada paciente. Assim, conseguem identificar quais doses precisa tomar e quais não são necessárias.
As unidades de saúde também terão doses disponíveis para imunizar a população contra meningite. Nesse caso, as doses são destinadas a meninas e meninos de 12 e 13 anos de idade.
Também estão sendo distribuídas vacinas contra HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Pessoas com idades entre 15 e 26 anos também poderão receber a imunização contra o vírus.
Samira destacou a importância da vacinação contra HPV, apontando que a doença provoca milhares de mortes no Brasil todos os anos. O vírus é responsável por causar diferentes tipos de câncer, entre os quais, de colo do útero, ânus e garganta.