Saúde define três hospitais como referência para picadas de escorpião

Tendo em vista a política pública de combate e prevenção envolvendo picadas de escorpiões, a 14ª Regional de Saúde definiu três hospitais como referência para tratamento nas cidades próximas a Paranavaí. Ficam definidos a Santa Casa de Paranavaí, além, dos hospitais municipais Doutor Seitugo Hirata, de  Loanda, e Cristo Redentor, de Terra Rica.
Como explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, os pacientes não precisam (necessariamente) serem tratados nestas unidades. Esses hospitais terão os kits de soro para ministrar no paciente, mas isso vai depender da praticidade de cada município e do tempo de deslocamento.
Samira Silva comenta que as referências foram definidas para facilitar o atendimento para quem for picado. Houve redução das referências anteriores (antes eram 6). Isso ocorre porque o Sistema Único de Saúde (SUS) está dispondo de pouca quantidade de kits do soro, o que exigiu a redistribuição. Ainda assim, há estoque suficiente.
A chefe da Vigilância Epidemiológica concorda que houve mais ênfase ao tema a partir do acidente no mês passado ocorrido na região de Cianorte, quando uma criança morreu após ser picada.

EM CASO DE PICADA, O QUE FAZER
Limpar o local com água e sabão; Procurar orientação médica imediata mais próxima do local da ocorrência do acidente (UBS, posto de saúde, hospital de referência); Se for possível, capturar o animal e levá-lo.

O QUE NÃO FAZER
Não amarrar ou fazer torniquete; Não aplicar nenhuma substância sobre o local; Não fazer curativos que fechem o local; Não cortar, perfurar ou queimar o local; Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado. (fonte: www.ebc.com.br)

NÃO USAR INSETICIDA
O Ministério da Saúde não recomenda usar inseticidas para combater escorpiões. O ideal, segundo o documento que trata do tema, é evitar as condições que permitam que o animal seja atraído ou se abrigue perto da residência.
Para isso, é preciso isolar vias de entrada, afastar fontes de alimento e permitir a presença de predadores, promovendo assim o manejo natural.