Prefeito afirma que poucos estão dispostos a combater a corrupção

O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, chamou a população para uma reflexão sobre a corrupção. “Muitos dizem da boca para fora que são contra a corrupção, mas poucos estão dispostos a pagar o preço de combatê-la”, disse o prefeito, ontem de manhã, na solenidade de abertura da Semana da Pátria.
“Em um dia como hoje, vale destacar o intenso trabalho de combate à corrupção que vem sendo feito pelas instituições brasileiras. Quando vemos os famosos ‘colarinhos brancos’ tendo punição, sendo algemados e conduzidos para trás das grades, temos a nossa esperança renovada e o sentimento de que o Brasil ainda tem jeito. A corrupção sempre vai existir. A diferença está em como agimos em cada situação. Muitos dizem da boca para fora que são contra a corrupção, mas poucos estão dispostos a pagar o preço de combatê-la. Acredito que, quem fecha os olhos para as irregularidades, é tão criminoso quanto quem as pratica”, apontou.
O prefeito ainda ressaltou que não aceita, em qualquer circunstância, o não cumprimento da lei.
“Não está na minha concepção aceitar atitudes que vejo por aí na administração pública, como as que expressam condutas do tipo ‘isso não é comigo, assim é o sistema, assim é a estrutura, é assim mesmo’. Não, não e não! Os problemas que nos afetam são justamente advindos da ideia de que as coisas são mesmo assim, são sempre assim e não vão mudar! É possível fazer diferente, fazer mais, fazer melhor, se nos dedicarmos intensamente a servir a população, cuidarmos das pessoas e tratarmos do dinheiro público com responsabilidade. E estamos fazendo isso. Desde o meu primeiro dia como prefeito, a população é a razão maior de toda nossa administração”, enfatizou.
A solenidade, em frente ao Paço Municipal, marcou o início das comemorações dos 195 anos de Independência do Brasil. O evento reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de várias autoridades civis e militares, Guarda Municipal, atiradores do Tiro de Guerra, pelotão da Polícia Militar, estudantes e professores da rede municipal de ensino.
O presidente da Câmara, vereador José Galvão, se pronunciou em nome do Poder Legislativo. “A democracia e a liberdade não vieram de graça. Este é um momento, não só de comemorar a Independência do Brasil, mas também de refletir sobre o que realmente significa ter um país independente. As famílias e as escolas têm um papel importante para influenciar os mais jovens ao resgate do amor à nossa bandeira, ao Hino Nacional e ao símbolo da pátria. E a principal ferramenta para alcançarmos este ideal é a educação. É na soma de todos os nossos saberes, de todas as nossas esperanças, de todas as nossas ações, que faremos com que o Brasil tenha um futuro com que sonhar”, discursou.
A cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou ainda com o acendimento do fogo simbólico da Pátria, que foi conduzido pelo atleta Antônio Senra, e a apresentação da Orquestra de Sopros Paranavaí, responsável pela execução dos hinos Nacional e da Independência.
DESFILE – Encerrando as comemorações da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, próxima quinta-feira, será realizado o tradicional Desfile Cívico na Rua Pernambuco, no trecho entre as Ruas Paraíba e Souza Naves, a partir das 8h.
A Secretaria Municipal de Educação está prevendo a participação de mais de 45 instituições no desfile, entre escolas e outras entidades.