Em reunião com pais, secretária diz que não haverá fechamento de turmas

A secretária de Educação, Adélia Paixão, se reuniu ontem de manhã com os pais dos alunos matriculados no Centro de Educação Infantil Nossa Senhora do Carmo, no Jardim Maringá, em Paranavaí, reafirmou: nenhuma turma da Educação Infantil será fechada.
“Fiz questão de vir até aqui pessoalmente para esclarecer esta situação. A mudança das turmas de Jardins I e II para as escolas municipais vai acontecer, mas apenas no momento em que tivermos toda a estrutura necessária nas escolas para receber estas crianças”, assegurou.
Acrescentou que a mudança das turmas está prevista por Lei no Plano Nacional de Educação, mas a administração quer garantir que as crianças que saírem das creches continuem tendo a mesma atenção e formação educacional nas salas de aula dentro das escolas. “E isso pode demorar um, dois ou três anos, mas repito: só acontecerá quando tivermos a estrutura necessária”.
Adélia explicou aos pais que a Prefeitura está fazendo um estudo de possibilidade para que a mudança das turmas de Jardins I e II, que hoje estão (em sua maioria) nas creches, passem a funcionar nas escolas municipais.
Segundo a secretária, Paranavaí conta hoje 10 escolas municipais de tempo integral e 20 Centros de Educação Infantil, ou seja, a estrutura das escolas não comporta a quantidade de crianças para estudar nos Jardins I e II.
“Por isso, nós estamos buscando recursos para fazer ampliações, construção de novas salas de aula nas escolas para receber estas crianças. Quando a mudança acontecer, as creches também poderão abrir mais vagas para as crianças de 0 a 3 anos e vamos conseguir zerar uma lista de espera de mais de 500 crianças”, enfatizou.
E acrescentou: “No caso específico deste CMEI (Nossa Senhora do Carmo), nós já planejamos a garantia de vagas para as crianças que vão passar para o Jardim II no próximo ano. Aqui já não tem turma de Jardim II há muitos anos, e os alunos daqui, se quiserem, terão vagas para o ano de 2018 em duas escolas: na Jaime Canet e na Ilda Campano. Estamos fazendo isso porque entendemos que é importante que as crianças que estão na Educação Infantil e estudam em tempo integral continuem em turmas de período integral para se desenvolverem melhor”, garantiu a secretária.

F/ (secretaria)

d-emre