Não declarar ITR acarreta problemas

O prazo para declarar o Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) termina no dia 29 de setembro. A declaração é obrigatória para todos os produtores, independentemente do tamanho do terreno.
De acordo com o secretário administrativo do Sindicato Rural Patronal de Paranavaí, Dênis José Gimenez, os donos de terras com extensão menor do que 30 hectares e com apenas uma propriedade ficam isentos exclusivamente do pagamento do imposto.
Gimenez afirmou que deixar de fazer a declaração implicará no pagamento de multa de R$ 25, além dos juros sobre o valor do imposto devido, que variam conforme o tamanho de cada propriedade.
Além disso, o produtor poderá ter restrições no CPF, correndo o risco de perder benefícios sociais e ficando impedido de acessar linhas de crédito para financiamento rural.
RECURSOS – O secretário administrativo do Sindicato Rural Patronal explicou que o ITR tem como destinação investimentos voltados para o agronegócio. Ele citou a conservação de estradas e a manutenção de pontes por onde as safras são escoadas. Os recursos vão 100% para os cofres municipais.
ASSESSORIA – Quem tiver dificuldades para fazer a declaração pode buscar ajuda da equipe do Sindicato Rural Patronal de Paranavaí. A assessoria é gratuita para os produtores associados e se estende também para quem não é sindicalizado e precisa de orientações.