Santa Casa aguarda fim de trâmites para ampliar número de leitos de UTI
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Paranavaí dispõe de dez leitos, todos ocupados. A lotação máxima é uma realidade constante, segundo afirmação feita pelo médico Michel Abrão.
Chefe da UTI e diretor técnico do hospital, ele destacou que os novos leitos atenderão uma demanda reprimida e reduzirão a quantidade de pacientes que precisam ser levados para outras cidades em busca de cuidados médicos.
Os recursos para a ampliação do número de leitos de UTI já estão incluídos no orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As obras foram licitadas e o início das obras depende do cumprimento de alguns trâmites burocráticos.
De acordo com o diretor-geral da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Arrais, a liberação da verba depende do encaminhamento de alguns documentos que antes não eram exigidos para a construção de leitos de UTI. Isso já está sendo providenciado.
Arrais disse que não deverá levar muito tempo até que as obras tenham início. A partir de então, a expectativa é que sejam concluídas num prazo de 12 a 18 meses.
A avaliação do chefe da UTI da Santa Casa de Paranavaí é que os novos leitos aumentarão as chances de sobrevivência dos pacientes. É que sem precisar levá-los para outras unidades hospitalares, será possível começar o tratamento mais rapidamente.
Segundo Abrão, o déficit atual é de 20 leitos. Com as obras que estão prestes a ser executadas e o espaço destinado à UTI na Unidade Morumbi da Santa Casa, essa necessidade será suprida.