Indústria do Paraná cresceu 2,5% no semestre
CURITIBA (ANPr) – A indústria do Paraná fechou o primeiro semestre com alta de 2,5% na produção, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o terceiro maior crescimento da indústria de transformação do País, atrás de Santa Catarina (3,3%) e Amazonas (2,7%).
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especificamente em junho deste ano, em relação a junho do ano passado, a indústria do Paraná cresceu 0,5%. Na passagem de maio para junho, o avanço, com ajuste sazonal, também foi de 0,5%.
MÁQUINAS E AUTOMÓVEIS – Em 2017, a indústria paranaense vem sendo impulsionada principalmente pela produção de máquinas e automóveis. No acumulado do ano, a produção de máquinas e equipamentos registrou alta de 54% em relação ao mesmo período do ano passado e de veículos automotores, reboques e carrocerias apurou crescimento de 19,7%.
Na comparação de junho com o mesmo mês do ano passado, as maiores altas foram de máquinas e equipamentos (31%), veículos automotores, reboques e carrocerias (12,3%) e fabricação de bebidas (10,9%).