Quase 10 mil pessoas têm o Título de Eleitor cancelado
Durante os últimos quatro meses, 65.443 moradores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara compareceram ao Fórum Eleitoral para fazer o recadastramento. Outros 9.945 tiveram o Título de Eleitor cancelado e precisam regularizar a situação.
O mutirão de atendimento para a atualização biométrica terminou na sexta-feira (11).
Chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Cristiano Tomaz de Aquino informou que a estrutura montada anteriormente para receber os eleitores já foi desfeita. Agora, com menor quantidade de guichês e menos servidores, os atendimentos vão das 12 às 19 horas.
É necessário levar documento de identificação pessoal com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH) e comprovante de residência atual, podendo ser contas de energia elétrica, água, telefone e cartão de crédito ou ainda correspondência bancária ou comercial.
O procedimento é obrigatório. Sem a atualização biométrica, o cidadão fica impedido de votar nas próximas eleições. Além disso, não pode fazer passaporte, participar de concurso público, matricular-se em instituição de ensino superior e acessar linhas de crédito bancário.
De acordo com Aquino, a Comarca de Paranavaí conta com 75.388 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral. Desse total, 8.894 moradores de Paranavaí, 452 de Amaporã, 392 de Tamboara e 207 de Nova Aliança do Ivaí não fizeram a atualização e perderam o Título de Eleitor.