Trabalho de médicos do CAPS vai integrar profissionais para atendimentos nas UBSs
Enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, psicólogos, e todos os profissionais que atuam nos postos de saúde de Paranavaí, participaram nesta quinta-feira (3) de uma reunião com a coordenação do Programa de Saúde Mental do município. O assunto foi o matriciamento, que é um processo de reorganização do atendimento em Saúde Mental.
“Hoje, todos os atendimentos relacionados à Saúde Mental acontecem apenas dentro do CAPS, que é o centro de especialidades para os pacientes que têm algum distúrbio. A intenção do matriciamento é promover a união do CAPS com a Atenção Básica”, explicou a secretária de Saúde, Andréia Vilar.
Com o matriciamento, a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma para que os três psiquiatras do município visitem todas as Unidades Básicas de Saúde uma vez por mês, ou a cada 45 dias, para discutir os casos dos pacientes que são psiquiátricos, ou que têm algum problema com drogas. “Então, além de atender no CAPS, eles vão fazer esse trabalho para que os médicos da Atenção Básica conheçam melhor e reconheçam estes pacientes psiquiátricos para fazer o encaminhamento correto, e para que possam dar continuidade ao atendimento quando não houver disponibilidade para este paciente entrar no CAPS. Nestes casos, a Atenção Básica vai conduzir este paciente com o apoio dos médicos psiquiatras do CAPS”, frisou Andréia.
A reunião desta quinta-feira foi realizada em duas etapas para que nenhuma UBS precisasse ser fechada e o atendimento aos pacientes continuasse normalmente. Mais de 400 pessoas participaram do encontro. “A ideia foi para explicar para as equipes das UBSs como funciona o matriciamento, para que serve esta união e como nós vamos conduzir estes pacientes”, concluiu a secretária.
(Assessoria Prefeitura)