Questionário: População pede melhorias na área da saúde, educação e segurança

A Câmara Municipal de Paranavaí divulgou esta semana o relatório das atividades realizadas no programa Paraná Cidadão realizado no Centro de Eventos. Representantes da Câmara ouviu pessoas e recebeu sugestões e reivindicações, além de aplicar um questionário.
A pesquisa mostrou que, das 140 pessoas que responderam o questionário, a maioria quer atenção na área da saúde, seguida pela segurança e educação. Depois, geração de empregos e renda, infraestrutura e habitação, esporte e lazer, desenvolvimento econômico e assistência social.
As informações são da assessoria de imprensa da Câmara.
Entre as principais reivindicações: melhoria no atendimento dos postos de saúde e a contratação de mais médicos, principalmente na área de pediatria, rondas nos bairros, aumento na contratação de mão de obra, cursos profissionalizantes gratuitos, mais atividades em tempo integral para crianças e adolescentes e inúmeros pedidos de recapeamento de vias. Além da diminuição da fila de espera para consultas de especialidades e exames.
No quesito segurança, aumento, treinamento e armamento da guarda municipal; acompanhamento nas entradas e saídas das escolas e inclusive, a criação da Delegacia do Adolescente.
Na educação, valorização da educação e dos professores, criação de cursos gratuitos para adolescentes, e ainda, melhorias na merenda escolar e roçada no entorno dos Colégios Estaduais.
Um dos itens mais cobrados pela população foi na área da infraestrutura. Eles pedem a implantação de lombadas e semáforos, criação de praças e centros de recreação, aumento no número de habitações, melhorias na acessibilidade da área central do município, na iluminação, recapeamento, no transporte público e projetos voltados para melhorias no trânsito.
Outras solicitações são: implantação de hospital veterinário para animais carentes, programas e projetos voltados ao lazer da comunidade, como: a criação de colônia de férias para crianças carentes e de uma biblioteca itinerante para leitura e contação de histórias, além do fomento no turismo local.
Aos vereadores, pediram reuniões com moradores nas associações de bairros, intensificação na fiscalização da malha viária, luta contra a corrupção e criação de canal de comunicação por telefone ou internet.
De acordo com o presidente da Câmara, José Galvão, o resultado da pesquisa de opinião servirá de subsídio para base de estudo e apresentação de proposições pelos vereadores.