Asilos pedem ajuda da comunidade: precisam de fraldas geriátricas
Dezenas de idosos moram em asilos de Paranavaí. Muitos deles têm dificuldades de locomoção, apresentam problemas de saúde e dependem de cuidados constantemente. Para essa maioria, o uso de fraldas geriátricas é essencial. Por isso, o consumo diário é grande, o que resulta em altos custos para as entidades.
O Lins de Vasconcelos abriga 32 pessoas. São seis trocas de fraldas todos os dias, o que resulta em gastos de aproximadamente R$ 2.500 todos os meses. De acordo com a fisioterapeuta Vanessa Bonetti, os tamanhos utilizados são G e GG.
No Lar Vicentino, a situação é semelhante. Os 62 moradores, dos quais 32 são cadeirantes, também precisam usar fraldas geriátricas, totalizando 130 unidades por dia. São quase R$ 3.500 por mês com a compra desses produtos.
Diante da situação enfrentada pelas duas entidades, o apelo é para que a comunidade ajude. No caso do Lins de Vasconcelos, os pacotes de fraldas podem ser levados diretamente à sede da entidade, na Rua Martin Luther King, 3.555, Vila Operária.
Em relação ao Lar Vicentino, a coordenadora Sidnei Aparecida dos Anjos explicou que por causa dos gastos com as fraldas, a entidade contraiu uma grande dívida e precisa quitar. Por isso, pediu doações em dinheiro. As informações para fazer o depósito bancário: agência 0718, conta corrente 16557-5, Sicredi.
A expectativa de que a situação melhor está na fábrica de fraldas do Rotary Club. A ideia é que a produção abasteça os asilos e moradores da cidade que eventualmente precisem. Com a chegada de matéria prima, a previsão é que as máquinas voltem a funcionar na próxima semana.
A fábrica de fraldas também requer investimentos altos, para comprar os produtos que serão utilizados na confecção. Por isso, os rotarianos contam com o apoio de toda a sociedade paranavaiense. As doações podem ser feitas na conta do clube rotariano e serão revertidas exclusivamente para as ações solidárias. No Sicoob, banco 756, cooperativa 4361, conta corrente 2344-2, em nome do Rotary Club Paranavaí Entre Rios.