PV apresenta Carta de Paranavaí e as reivindicações para a região

O coordenador regional do Partido Verde, Maurício Gehlen divulgou ontem a Carta de Paranavaí, documento produzido a partir do Encontro Macrorregional do Noroeste, realizado no último dia 24.
Na Carta estão as reivindicações da região que os “verdes” desejam ver inseridos nas propostas dos candidatos do partido (ou que venha ser apoiado pelo PV) a deputados (estadual e federal), governador, senador e presidente da República. Tanto que a Carta já foi encaminhada aos diretórios estadual e nacional do partido.
“Estamos trabalhando para fazer uma política de resultados. A população brasileira está cansada de discursos. Ela não quer mais retórica, quer ação. Então, no nosso encontro realizado no mês passado optamos em discutir o que queremos para a nossa região, seja na economia, educação, saúde com ações sustentáveis e respeito ao meio ambiente”, relatou Gehlen.
Na Carta, as lideranças são informadas sobre a formação da Comissão Regional para levantar as demandas do Noroeste e apoiar a organização de novos diretórios e comissões provisórias municipais do PV. Esta comissão conta com representantes de Terra Rica, Paranavaí, Cianorte, Tamboara, Uniflor e Nova Esperança.
REIVINDICAÇÕES – São mais de 20 reivindicações apresentadas e aprovadas durante o encontro regional do PV, que agora integram a Carta. Elas foram divididas de acordo com o diretório ou comissão provisória que as apresentaram para debate e votação. Os proponentes tiveram oportunidade de defender suas propostas.

Conheça as propostas aprovadas no Encontro:

Sugestões de Paranavaí:
– Duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Taquarussu (MS), via Porto São José (município de Nova Londrina), visando fortalecer a economia regional e estadual, através da exportação da produção agrícola do Mato Grosso do Sul pelo Porto de Paranaguá;
– Implantação do Curso de Medicina em Paranavaí;
– Desassoreamento dos Rios Paraná, Paranapanema, Ivaí, Iguaçu e Piquiri, permitindo a navegabilidade;
– Implantação de programas estaduais de combate à erosão e recuperação da fertilidade de solo; e
– Incentivo a políticas de proteção animal, silvestres e domésticos;
Sugestões de Terra Rica:
– Ampliar a representatividade da região na Assembleia Legislativa e Câmara Federal com a eleição de legítimos representantes; e
– Participar das administrações municipais, levando aos gestores as propostas do PV, especialmente para as áreas de meio ambiente e turismo.

Sugestões de Nova Esperança:
– Fazer radiografia dos municípios visando fazer um diagnóstico sobre a destinação dos resíduos sólidos;
– Criação de aterros consorciados, incluindo logística de coleta;
– Estimular a criação de cooperativas de trabalho de catadores;
– Criação de bolsa de reciclagem e bolsa catador;
– Incentivo à educação ambiental, priorizando crianças e jovens;
– Reavaliação da criação de cursos técnicos, para evitar a formação de profissionais sem mercado de trabalho;
– Incentivar os gestores a criar corpo técnico nas secretarias de meio ambiente, inclusive que o secretário seja um técnico da área;
– Instalação pela Polícia Militar de Módulos Policiais Comunitários;
– Estimular as Associações de Municípios tenham atribuição de prover e manter casas-abrigo em Curitiba, na proximidade de grandes hospitais para garantir hospedagem temporária a pacientes e familiares que se deslocam à Capital em busca de serviços médico-hospitalares; e
– Instituição, pelo Governo Federal, da Defensoria Pública Trabalhista em todas as cidades munidas com Vara do Trabalho.

Sugestões de Cianorte:
– Revitalização da Rodovia PR-323;
– Fortalecimentos das unidades de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros;
– Implantação em Cianorte da Casa de Recuperação do Menor Infrator;
– Promover a divulgação em nível nacional do potencial dos municípios do interior do Paraná; e
– Aperfeiçoamento dos portais de transparência na internet, facilitando a navegação nos sites.