Sesc de Paranavaí promove atividades voltadas para crianças de seis a 12 anos
Dá para imaginar o que é ter 90 crianças reunidas no mesmo espaço? A disposição delas parece que não tem fim. E não poderia ser diferente, estão de férias e querem mais é brincar mesmo. Então, que seja assim. Divirtam-se.
É exatamente o que João, de sete anos, está fazendo ao longo da semana. Ele participa das atividades recreativas oferecidas pelo Sesc de Paranavaí: o projeto “Brincando nas Férias”, que começou na segunda-feira (10) e terminará nesta sexta-feira (14).
Na hora de falar sobre o que mais gostou, João não teve dúvidas: a brincadeira “acorda seu urso”. Por quê? “Tem que correr.” Ele contou que fez muitos amiguinhos e que está se divertindo bastante. “É muito legal”.
Voltado para crianças de seis a 12 anos de idade, o projeto é realizado duas vezes por ano, nos períodos de férias, em janeiro e julho. A maioria dos participantes é de Paranavaí, mas também tem gente de outras cidades.
De acordo com Fernando Leite, técnico de Atividades do Sesc de Paranavaí, as brincadeiras promovem a interação das crianças e têm caráter educativo. Nesta edição, por exemplo, o tema do “Brincando nas Férias” é a História de Paranavaí.
Nesta quinta-feira (13), as crianças participarão de atividades circenses, com oficina de malabares. Na sexta-feira (14), haverá festa julina. Nos dias anteriores, entre outras tarefas, teve até oficina de gastronomia para os pequenos.
E acha que eles reclamam da programação cheia? Que nada! Tudo vira motivo para risadas. As meninas Vitória (9), Bianca (10), Sabrina (11), Giovana (10) e Maria Clara (11) são provas disso. A satisfação estava estampada em cada rosto.
As cinco quiseram conversar com a gente. Falaram ao mesmo tempo, gesticularam, sorriram. Mas deixaram bem claro: estão gostando muito. “É ótimo”, “legal”, “divertido”, “os professores são legais”.
Algumas se conheceram durante esta semana e já se tornaram amigas. Nem mesmo na hora da entrevista quiseram se separar. Talvez por essa proximidade tenham concordado que a brincadeira mais legal foi “queima”, porque estimula o trabalho em equipe e todo mundo se ajuda.
E para dar conta de toda essa criançada, o Sesc de Paranavaí contratou seis monitores (estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná), além dos funcionários da própria entidade. “Eles também se divertem”, disse Fernando Leite.
O técnico de Atividades chamou a atenção para dois aspectos do projeto “Brincando nas Férias”. O primeiro é a segurança das crianças, que estão sempre acompanhadas pelos monitores. O segundo, o contato com outras crianças, o que estimula a socialização.