Diocese de Paranavaí dá início às comemorações de 50 anos

Foi uma celebração especial. Foi o início das comemorações de 50 anos da Diocese de Paranavaí. Foi no último sábado (8), na Catedral Maria Mãe da Igreja. Padres e fiéis de paróquias de diferentes municípios da região participaram da missa presidida pelo bispo dom Geremias Steinmetz.
Durante a cerimônia religiosa, a comunidade conheceu os símbolos do Jubileu de Ouro, que tem como tema “Missão, Vocação e Sustentabilidade Eclesial”. O lema da comemoração dos 50 anos foi retirado do evangelho de João: “Fazei tudo o que ele vos disser”.
Em carta pastoral distribuída durante a abertura do ano jubilar, Steinmetz explica a escolha do lema. “Queremos erguer a voz e, em uníssono, proclamar, aderir e viver o mandato de Nossa Senhora nas Bodas de Caná da Galileia”.
O material impresso também revela como serão as atividades ao longo dos próximos 12 meses na Diocese de Paranavaí. Não serão criados novos trabalhos. A opção feita pelo clero foi aprofundar o que já está previsto no Plano Diocesano da Ação Evangelizadora.
Uma das frentes de atuação é o trabalho missionário: anunciar Jesus Cristo de casa em casa, numa ação evangelizadora inspirada pelos exemplos de Maria. Para isso, haverá formação de leigos em toda a diocese.
A questão vocacional também terá destaque ao longo do período. A ideia é fazer um resgate histórico das ordenações nas paróquias da região e, ao mesmo tempo, estimular os jovens a buscarem a vida religiosa, com base na oração.
O terceiro ponto a receber ênfase durante o ano jubilar é a sustentabilidade eclesial, ligada diretamente à questão financeira. O objetivo, nesse caso, é mostrar aos católicos da diocese a importância de contribuir com o pagamento do dízimo, no sentido de fortalecer a ação evangelizadora.
HISTÓRIA – A Diocese de Paranavaí foi criada em 20 de janeiro de 1968, pelo papa Paulo VI. A instalação oficial ocorreu alguns meses depois, no dia 7 de julho do mesmo ano. Na ocasião, tomou posse o primeiro bispo, dom Benjamin de Souza Gomes, que permaneceu à frente da comunidade até 1985.
Outros bispos comandaram os trabalhos diocesanos desde então: Rubens de Souza Espínola, Elizeu de Moraes Pimentel (bispo-coadjutor), Sérgio Aparecido Colombo e Geremias Steinmetz, atual bispo, que deixará a diocese no próximo mês, transferido para Londrina.