Partido Verde promove Encontro Macrorregional hoje em Paranavaí

O Partido Verde (PV) promove Encontro Macrorregional em Paranavaí neste sábado. Será na Câmara Municipal, a partir das 15 horas. Na pauta, assuntos referentes às eleições do ano que vem e uma novidade política local: a pré-candidatura do empresário Maurício Gehlen a deputado estadual.
Presidente da Comissão Provisória do PV em Paranavaí, Gehlen confirma a disposição de participar do pleito. Mas, adverte que vai depender de diversos entendimentos. O primeiro deles é interno. O pré-candidato só se lançará se for o único representante macrorregional do PV na disputa.
Quando se fala em Macrorregião, no caso do PV estão incluídos centros importantes como Umuarama, Cianorte, Campo Mourão e Nova Esperança, além de Paranavaí e as cidades da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – Amunpar. Sem contar que Gehlen também deve medir os apoios paranavaienses, a sua base e ponto de partida.
O industrial diz que a decisão de disputar vem do momento de pouco crédito da classe política. Entende que é preciso participar, sob pena de permitir que o Brasil caminhe sem fazer as melhores escolhas.
O empresário reconhece que antes de decidir pela candidatura, terá que haver um entendimento local/regional que limite o número de postulantes. “É preciso ver a viabilidade”, pondera.
PAUTA – Na pauta definida pelo partido para o encontro de hoje são elencados três pontos: Participação nas eleições 2018; Apresentação de propostas para o Plano de Governo;
Reestruturação do Partido Verde na Região Noroeste do Paraná.   
O evento contará com a presença do presidente estadual Francisco Caetano Martin – Chico do PV. Também são esperadas lideranças das cidades participantes do evento.
BANDEIRAS – Quanto ao PV da Macrorregião, uma bandeira está definida para os candidatos majoritários (governador, senador e presidente da República) que eventualmente tiverem o apoio da sigla: o projeto de duplicação da BR-376 até o Mato Grosso do Sul.

Lembrando que o PV é um partido mundial presente em 140 países, o presidente cita ainda compromissos com as áreas de preservação ambiental e outras bandeiras ecológicas e de sustentabilidade.

O CENÁRIO LOCAL
O agora pré-candidato Maurício Gehlen engrossa a relação de possíveis postulantes a deputado estadual por Paranavaí.
Sebastião Medeiros (PTB), atual representante de Paranavaí na Assembleia Legislativa, é candidato natural à reeleição. Suplente de deputado, o ex-vereador Roberto Cauneto Picoreli (Pó Royal – atualmente no Podemos, antigo PTN) é também apontado como postulante.    
Em recente contato com a reportagem, o vereador Claudemir Barini (PSC) disse que tinha colocado o nome à disposição. Por fim, outros nomes vão surgindo.
Nesta semana o candidato a prefeito no ano passado pelo PMDB, Valdir Tetilla, também estaria avaliando possível participação na disputa pela Assembleia em 2018.  
Já para a Câmara Federal dois nomes são cogitados em Paranavaí, sendo que ambos já demonstraram intenção. Um deles é o ex-prefeito Rogério Lorenzetti.
Ele já trabalha para se viabilizar. Permanece no PMDB, mas admite que pode mudar, dependendo de como a sigla conduzir temas importantes nos três níveis. Tem até setembro para uma eventual mudança.
Outro nome posto, que inclusive tem se destacado por exposições recentes em ações publicitárias na cidade, é Valdemar Delatorre, ligado ao agronegócio. Ele integra o PMDB.